Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto exige informações sobre quantidade de conservantes, sódio e açúcares

Agência Câmara - 21 de fevereiro de 2017 - 19:00

Tramita na Câmara projeto que determina sejam informados a quantidade de sódio, açúcares, gorduras, conservantes e substâncias prejudiciais à saúde nos rótulos dos produtos alimentícios (PL 6770/16). A proposta do ex-deputado Tampinha estabelece que as informações sejam repassadas ao consumidor por meio de etiquetas coloridas.

I - Tarja vermelha: hiper-calóricos, com excesso de cloreto de sódio, açúcares, gorduras, conservantes e contra-indicados para crianças com idade inferior a dois anos;
II - Tarja amarela: média e alta concentração de calorias e composição que se aproxima das características de sua composição que se aproxima das características dos produtos de tarja vermelha;
III- Tarja verde: composição saudável, com equilíbrio de nutrientes apropriados ao consumo regular.

O projeto prevê que o Executivo regulamente a exigência com os limites permitidos em cada faixa de classificação, bem como as dimensões e o formato das tarjas a serem apostas nas embalagens.

O texto também proíbe que em campanhas de divulgação dos produtos que contenham excesso de cloreto de sódio, açúcares, gorduras, conservantes e contra-indicados para crianças com idade inferior a dois anos, sejam utilizados quaisquer recursos para despertar o interesse de crianças para o consumo de tais alimentos.

“As embalagens dos produtos atraem a atenção do consumidor e podem se tornar um estimulo à compra, o que tem mobilizado cada vez mais a atuação de designers para a criação de itens criativos e de fácil manuseio. Mas os invólucros têm um outro lado como ferramenta de suporte para informações uteis aos consumidores”, diz Tampinha.

Tramitação
O projeto tramita conclusivamente será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-6770/2016

SIGA-NOS NO Google News