Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/04/2005 13:51

Projeto estimula contrato de pessoas com mais de 40 anos

Agência Câmara

A Câmara vai analisar o Projeto de Lei 4909/05, do Professor Irapuan Teixeira (PP-SP), que concede incentivo às empresas que contratarem trabalhadores a partir dos 40 anos de idade. Para esses contratos, a proposta reduz em 50% as alíquotas de diferentes contribuições sociais e determina que, quando o empregado atingir 50 anos, a sua remuneração deixe de incidir na base de cálculo dessas contribuições. O texto prevê, ainda, a estabilidade no emprego para pessoas com 50 anos ou mais.
O deputado Professor Irapuan Teixeira explica que esse tipo de iniciativa é importante para "minimizar as angústias por que passam milhares de famílias" no Brasil. Ele assinala que tem observado a substituição rotineira de trabalhadores com mais de 40 anos de idade por outros que apenas iniciam a vida profissional e, por isso, custam muito menos às empresas.

Contribuições
As contribuições sociais que, pelo projeto, têm alíquotas reduzidas para contratos de empregados com mais de 40 anos são aquelas destinadas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao Sistema S:
- Serviço Social da Indústria (Sesi),
- Serviço Social do Comércio (Sesc),
- Serviço Social do Transporte (Sest),
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai),
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac),
- Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), e
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Outro incentivo a esses contratos é a redução da contribuição sindical das empresas na mesma proporção do número de trabalhadores com mais de 40 anos em relação ao total de empregados.

Estabilidade
Já em relação à estabilidade no emprego daqueles com mais de 50 anos, a proposta prevê uma indenização em caso de demissão sem justa causa de empregado com idade a partir dos 45 anos. Pelo texto, essa indenização varia de 4 a 20 vezes a remuneração mensal, de acordo com a idade do trabalhador.
No caso dos empregados estáveis, as empresas são compensadas com a redução de 8% para 2% da alíquota de contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). São excluídas das regras sobre a estabilidade, as micro e pequenas empresas.
Por fim, o projeto estabelece a extinção do contrato de trabalho em conseqüência de aposentadoria, exceto em caso de invalidez, quando o que ocorre é uma suspensão desse contrato.

Tramitação
A proposta foi apensada ao Projeto de Lei 765/03, do deputado Almir Moura (RJ), que prevê medidas de estímulo às empresas que contratarem trabalhadores com menos de 25 e com mais de 45 anos. O PL está sendo analisado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Em seguida, será encaminhado às comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter conclusivo.

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Rodrigo Bittar

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)