Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/01/2004 14:16

Projeto dispensa diploma específico de Jornalismo

Agência Câmara

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público está analisando o Projeto de Lei 1236/03, do deputado Bernardo Ariston (PSB-RJ), que permite o exercício da profissão de jornalista a portadores de diploma de qualquer curso superior. Pelo texto, o profissional deverá comprovar que exerce a atividade em empresa jornalística, como estagiário especial, por no mínimo três anos.
De acordo com o projeto, continuarão privativas do profissional formado em Jornalismo as seguintes atividades: redator, noticiarista, repórter, repórter de setor, rádio-repórter, arquivista-pesquisador e revisor.
A proposta pretende transformar em lei as sucessivas liminares concedidas pela juíza Carla Abrantkoski Rister, da 16ª Vara Cível da Justiça Federal (SP), que suspenderam em todo o País a exigência de diploma específico para o registro de jornalista no Ministério do Trabalho.

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO
Na Comissão de Trabalho, a matéria recebeu parecer contrário do relator, Daniel Almeida (PCdoB-BA). O deputado argumenta que a regulamentação da profissão de jornalista garante à sociedade o controle sobre a qualidade da informação. "Se assim não fosse, haveria o risco de os profissionais ficarem reféns de interesses econômicos", alerta.
O relator alega ainda que o projeto desvirtua a finalidade acadêmica do estágio, atualmente destinado apenas a estudantes. "O texto dá margem a entendimento distinto, possibilitando que o período de estágio seja cumprido mesmo após a formatura".

O projeto tramita em regime conclusivo e será apreciado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.



Reportagem - Rejane Oliveira
Edição - Regina Céli Assumpção


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)