Cassilândia, Terça-feira, 23 de Maio de 2017

Últimas Notícias

23/01/2004 14:16

Projeto dispensa diploma específico de Jornalismo

Agência Câmara

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público está analisando o Projeto de Lei 1236/03, do deputado Bernardo Ariston (PSB-RJ), que permite o exercício da profissão de jornalista a portadores de diploma de qualquer curso superior. Pelo texto, o profissional deverá comprovar que exerce a atividade em empresa jornalística, como estagiário especial, por no mínimo três anos.
De acordo com o projeto, continuarão privativas do profissional formado em Jornalismo as seguintes atividades: redator, noticiarista, repórter, repórter de setor, rádio-repórter, arquivista-pesquisador e revisor.
A proposta pretende transformar em lei as sucessivas liminares concedidas pela juíza Carla Abrantkoski Rister, da 16ª Vara Cível da Justiça Federal (SP), que suspenderam em todo o País a exigência de diploma específico para o registro de jornalista no Ministério do Trabalho.

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO
Na Comissão de Trabalho, a matéria recebeu parecer contrário do relator, Daniel Almeida (PCdoB-BA). O deputado argumenta que a regulamentação da profissão de jornalista garante à sociedade o controle sobre a qualidade da informação. "Se assim não fosse, haveria o risco de os profissionais ficarem reféns de interesses econômicos", alerta.
O relator alega ainda que o projeto desvirtua a finalidade acadêmica do estágio, atualmente destinado apenas a estudantes. "O texto dá margem a entendimento distinto, possibilitando que o período de estágio seja cumprido mesmo após a formatura".

O projeto tramita em regime conclusivo e será apreciado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.



Reportagem - Rejane Oliveira
Edição - Regina Céli Assumpção


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 22 de Maio de 2017
21:25
Loteria
10:00
Receita do Dia
Domingo, 21 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)