Cassilândia, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

14/10/2004 09:31

Projeto derruba limite de tempo para celular pré-pago

Agência Câmara

Projeto de lei (PL 4182/04) apresentado pelo deputado Carlos Nader (PL-RJ) proíbe a fixação de prazo para utilização de crédito no sistema de telefonia "pré-pago". O texto exclui qualquer outra possibilidade de a empresa encerrar a prestação dos serviços que não seja o término do saldo adquirido antecipadamente.
O projeto prevê também que o consumidor possa pedir reembolso da quantia já paga a título de créditos não utilizados. O fornecedor que não cumprir as determinações da proposta ficam sujeitos a multas diárias.

Decisão do TJDF
Carlos Nader destaca que, recentemente, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu que as operadoras de telefonia que estabelecerem prazo de validade para a utilização dos créditos deverão pagar multa diária de R$ 50 mil. "O Tribunal entendeu que o consumidor deve ter assegurada a utilização de seus créditos, independentemente do prazo de validade estipulado pelos fornecedores, caso contrário, o consumidor estaria pagando por um serviço não utilizado", assinala o parlamentar.
Para ele, a fixação de prazo para utilização de serviço "subtrai do consumidor a opção do reembolso da quantia já paga pelos créditos, os quais nunca poderão ser utilizados com a expiração do prazo, ocorrendo o enriquecimento ilícito dos referidos fornecedores".

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, tramita em conjunto com o
Projeto de Lei 7415/02, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). Esse projeto veda às empresas operadoras de telefonia celular impor aos usuários de celulares pré-pagos limite de tempo para a utilização de créditos ativados.
Essas e outras três propostas que também estão apensadas e tratam de assunto semelhante -(PL 1897/03, do deputado Leandro Vilela (PMDB-GO); PL 2352/03, do deputado André Luiz (PMDB-RJ); e PL 3388/04, do deputado Fernando de Fabinho (PFL-BA) - encontram-se na Comissão de Defesa do Consumidor. As matérias ainda serão apreciadas pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia mais:
Créditos de telefone pré-pago podem ter prazo maior
Projeto garante minutos não usados ao telefone



Reportagem - Claudia Lisboa
Edição - Maristela Sant´Ana


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 18 de Janeiro de 2017
Terça, 17 de Janeiro de 2017
23:53
Loteria
10:00
Receita do dia
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)