Cassilândia, Domingo, 19 de Maio de 2019

Últimas Notícias

24/04/2019 15:00

Projeto de segurança nas escolas públicas será encaminhado ao governo

Campo Grande News

Representantes da segurança pública e educação de Mato Grosso do Sul participaram ontem a tarde (23) de audiência pública para debater a criação do Plano Estratégico de Segurança nas Escolas. Um relatório com informações colhidas durante o debate será encaminhado ao governo do Estado para a criação do projeto, que tem como objetivo aproximar os policiais do ambiente escolar e evitar tragédias, como a que ocorreu em Suzano (SP) em março.

De acordo com a Polícia Militar, das 180 escolas públicas em Campo Grande, pelo menos 60 são atendidas pelo programa “Escola Segura, Família Forte”. Segundo o comandante-geral da PM no Estado, coronel Waldir Acosta, o programa tem funcionado com sucesso desde 2017 com uma série de ações voltadas para a segurança nas escolas.

Através de grupo no WhatsApp, PMs, professores e diretores dos colégios têm contato direto para casos de necessidade, encurtando o caminho e também o atendimento, não precisando acionar o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), através do 190.

Segundo o comandante-geral da PM, de fevereiro a dezembro do ano passado foram 117 mediações de conflito no ambiente escolar, mais de 1,2 mil abordagens dentro e fora das escolas, 48 abordagens de alunos, 31 apreensões de arma branca e 5 ocorrências de tráfico de drogas no ambiente escolar. Mas também não houve apenas repressão. O coronel destacou que pelo menos 89 palestras foram realizadas nos colégios e que os policiais envolvidos foram escolhidos pelo perfil, fazendo rondas, com abordagens e contato direto com os alunos e funcionários.

Ao abrir o evento, o deputado estadual Carlos Alberto David (PSL) lembrou que o objetivo é evitar e minimizar novos ataques. “É preciso unir ações estatais com atuação da polícia e ações multidisciplinares, além de melhoramento na estrutura física e estrutural das escolas para que a coisa aconteça. Não existe mágica”, disse.

O titular da Sejusp (Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, destacou que o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas à Violência) tem funcionado e levado para o Paraguai. Também destacou que o Estado faz fronteira com dois países e para isso são necessárias políticas públicas conjuntas. “O crime não tem fronteira. É preciso unificar a política, envolvendo professores, pais e segurança pública”.

Paola Nogueira Lopes, representante da Coordenação de Psicologia e Educação da SED (Secretaria de Estado de Educação), chamou a atenção para o ambiente escolar. “É preciso pensar no processo de aprendizado. A escola não é lugar só de conhecimento, mas sim de relação humana. É preciso entender o aluno, buscar o diálogo, as vezes a escola é o único ambiente que o aluno tem para pedir socorro. Se não nos empenharmos agora não teremos sucesso”, afirma.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 19 de Maio de 2019
13:49
Costa Rica
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
05:03
Campeonato Brasileiro de Futebol
Sábado, 18 de Maio de 2019
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)