Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto de revalidação de diplomas de medicina recebeu 502 inscrições

Amanda Cieglinski, Agência Brasil - 31 de maio de 2010 - 15:44

Brasília - O projeto piloto de revalidação de diplomas estrangeiros de medicina no Brasil recebeu 502 inscrições. A maioria dos candidatos estudou na Bolívia (237), seguido por Cuba (154) e Peru (24). O programa foi lançado em 2009 pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Por lei, o médico que não for graduado em uma universidade de medicina brasileira precisa ter seu diploma revalidado para atuar no país. Antes, quem quisesse validar o certificados obtido no exterior passava por um processo de comprovação de documentos que podia se estender por até seis anos. Com o projeto piloto, o estudante procura uma das 24 universidades públicas que aderiram ao programa e depois faz exames escritos e práticos.

Para participar do projeto, os candidatos precisavam atender a alguns requisitos como ter concluído o curso de medicina em universidades reconhecidas pelo órgão competente em seus respectivos países. A carga horária mínima dessas graduações deve ser de 7,2 mil horas, com estágio prático que corresponda a 35% dessa carga horária.

O Ministério da Educação (MEC) divulgará o calendário e os locais das etapas de avaliação. A primeira prova será escrita e a segunda, de habilidades clínicas.





Edição: Lílian Beraldo



SIGA-NOS NO Google News