Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto de Luizinho cria polêmica

Marcos Augusto - 10 de dezembro de 2004 - 06:06

O Projeto de Lei apresentado pelo deputado Luizinho (PL) há duas semanas na Assembléia Legislativa sobre a obrigatoriedade de disponibilizar aparelhos desbriladores cardíacos em locais públicos está gerando polêmica também entre os deputados estaduais.
O projeto foi distribuído pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e está esperando o relatório que será elaborado pelo deputado Loester que é médico.
O projeto de Luizinho determina que estádios, ginásios esportivos, trens de passageiro, ambulâncias, veículos de resgate e de bombeiros, estações rodoviárias, ferroviárias, aeroportos e centros comerciais e quaisquer outros locais, e eventos de qualquer natureza, com previsão de concentração ou circulação igual ou superior a mil e quinhentas pessoas, devem manter em local de fácil acesso, um aparelho desfibrilador para uso emergencial.
A polêmica é que o projeto prevê que pessoas leigas poderão, depois de um curso específico, manusear e usar o aparelho em casos de emergências. E esse detalhe tem gerado resistência entre os médicos.
A Federação Interamericana do Coração divulgou pesquisa informando que 85% das mortes súbitas no País acontecem por arritmia cardíaca e, poderiam ser evitadas com o uso de um desfibrilador. Diariamente, cerca de 712 brasileiros são vítimas de problemas cardíaco. O uso do aparelho é mais eficaz nos primeiros quatro minutos, quando a pessoa tem 70% de chances de sobreviver. Se o equipamento for utilizado em até um minuto, as chances sobem para 90%.

SIGA-NOS NO Google News