Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto de ferrovia ligando Brasil e Bolívia será apresentado nesta terça

Campo Grande News - 19 de dezembro de 2017 - 10:40

Será apresentado nesta terça-feira (19) a partir das 14h30 na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em Campo Grande, o andamento do projeto da Ferrovia TransAmericana, que fará a integração de rotas entre Brasil e Bolívia, passando por Mato Grosso do Sul.

O evento contará com a participação do coordenador do projeto, Daniel Rossi, e do ministro-coordenador de Assuntos Econômicos para a América do Sul do Ministério de Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.

Nascido de um consórcio formado por empresas que dependem do modal e estão interessadas em operá-lo, o projeto visa substituir a lacuna deixada após o término do contrato com a Rumo ALL, conectando a Malha Oeste à Ferroviária Oriental na Bolívia e sua possível conexão com a Ferroviária Andina, ligada aos portos do Oceano Pacífico.

"O que queremos é fazer um nivelamento de informações sobre o andamento da ferrovia entre governo, prefeitos, imprensa e a sociedade, pois esse projeto trata benefícios socioeconômicos para o Estado a longo prazo", destaca o secretário da pasta, Jaime Verruck, ao afirmar que a ferrovia é eixo estruturante de desenvolvimento no Estado.

O projeto da Ferrovia TransAmericana se trata de um consórcio de empresas privadas formado pela Rumo – Malha Oeste, Transfesa e a empresa Hub Intermodal Três Lagoas, além da Ferroviária Oriental e da Ferroviária Andina, ambas da Bolívia, e da MP Trade, que conta com operação chinesa e brasileira.

SIGA-NOS NO Google News