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Geral

Projeto de extensão lança cartilha sobre animais do cerrado

Governo de SP - 20 de setembro de 2019 - 15:00

Uma parceria entre a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Botucatu, e a Secretaria Municipal de Educação resultou no lançamento da cartilha “O cotidiano das crianças e os animais do cerrado”, publicação resultante de um projeto de extensão homônimo.

A coordenação da iniciativa é da professora Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt. O lançamento desta segunda-feira (16) ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hernani Donato, localizada no município do interior paulista.

Realizado também na EMEF Leonor Bicudo Vizenzotto (com lançamento previsto para o dia 30 de setembro), o projeto teve como objetivo a promoção da educação ambiental dos alunos de 1º a 5º ano, de maneira multidisciplinar e interativa, construindo coletivamente as atividades a partir das informações e vivências sobre o cerrado.

Proposta

Vale destacar que as duas escolas estão situadas em áreas típicas do cerrado. “Por esse motivo, a proposta do projeto foi fundamentada no desenvolvimento crítico da consciência em relação ao lugar em que vivem os participantes, partindo dos saberes e carências de cada professor e aluno, especialmente em questões de respeito, ética e educação ambiental para a preservação e conservação”, explica a professora Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt.

Classificado junto à Pró-Reitoria de Extensão da Unesp (Proex) como um projeto de extensão de metodologias participativas, o trabalho gerou uma série de produtos elaborados pelas crianças, tais como histórias em quadrinhos, desenhos, pinturas, modelos de animais em argila e em material reciclado, redações, poesias, fichas técnicas com informações biológicas dos animais, teatros, canções e até uma enciclopédia do cerrado.

Todo o material é produzido de maneira colaborativa, com exposição nas escolas em eventos realizados na cidade. Recém-lançada, a cartilha apresenta uma parte do conteúdo elaborado (textos e imagens), considerações sobre a metodologia de trabalho, relatos sobre a experiência de participar do projeto e o nome de todos os envolvidos: crianças, bolsistas e colaboradores.

Envolvimento

Alguns dos relatos contidos na cartilha atestam a relevância do projeto e o sucesso da proposta de envolver os participantes em todas as etapas. “Foi bom trabalhar nesse projeto, pois sempre buscamos informações para passar aos nossos alunos”, salienta a professora Joana Maria Ferreira.

“O projeto contribuiu significativamente para a ampliação do conhecimento dos alunos, docentes e demais membros da nossa equipe sobre o cerrado e a preservação dos animais que habitam esse bioma. O mais relevante foi o encantamento de todos com as novas descobertas e a possibilidade de cuidar do nosso meio ambiente de maneira efetiva”, enfatiza a coordenadora pedagógica Patrícia de Sordi Lima.

Aluna do 2º ano de Medicina Veterinária, Fernanda Barthelson de Moura foi uma das bolsistas do projeto e avaliou positivamente a iniciativa. “Fiquei alegre ao ver a importância dada pelas escolas para o estímulo à reflexão, entendimento e interação entre alunos e professores. Por conta desse cenário em que as crianças estão inseridas, foi possível estabelecer um contato e realizar um trabalho mais próximo com elas, que julgo ser de extrema relevância para a transmissão de novos conhecimentos e construção de uma consciência mais crítica”, afirma.

Premiação

O projeto de extensão universitária “O cotidiano das crianças e os animais do cerrado” foi premiado como o melhor pôster na General Assembly and Annual Conference of the Marie Curie Alumni Association (MCAA), realizado na Universidade de Viena, na Áustria, em fevereiro.

A ação foi apresentada no evento pela professora Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, que esteve como presidente da seção brasileira da MCAA, rede global de pesquisadores sem fins lucrativos, política e comercialmente independente, apoiada por meio de financiamento da União Europeia, em parceria com instituições de pesquisa. Além do trabalho premiado, na ocasião, a docente do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ também apresentou outros dois trabalhos de pesquisa.

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