Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/03/2016 15:42

Projeto de enfrentamento à dependência química é discutido em presídios

Agepen
Projeto de enfrentamento à dependência química é discutido em presídios

Estratégias para a efetivação do projeto de enfrentamento à dependência química junto a custodiados da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) foram discutidas recentemente com diretores e equipes técnicas dos presídios de regime fechado de Paranaíba e Cassilândia.

A chefe da Divisão de Promoção Social da Agepen, Alessandra Siqueira, esteve nos dois municípios falando sobre o “Projeto Unificado para o Enfrentamento da Dependência Química no Ambiente de Cárcere”, que busca o enfrentamento do problema de forma padronizada em presídios de Mato grosso do Sul, uma das metas da Agepen para este ano. A visita foi acompanhada pela Chefe da Divisão de Educação da Agepen, Rita de Cássia Argolo, pela assistente social Renata Peixoto e pela psicóloga Maria Conceição Jorgino.

Segundo Alessandra, o Estabelecimento Penal de Cassilândia (EPCas) já apresentou o primeiro relatório quantitativo de dados acerca da temática.

Conforme a psicóloga que atua no EPCas, Bruna Pimenta, o levantamento demonstrou que 31,3% dos custodiados do local são dependentes químicos. “Essa problemática será arduamente trabalhada para a superação desta realidade”, garantiu.

Já a assistente social Maristella Soares relatou que 74,5% dos entrevistados afirmaram ter a compreensão de que as drogas, de maneira direta ou indireta, contribuíram para sua situação de cárcere. “Esse motivo, por si só, já demonstra a importância de tal trabalho interventivo”, defendeu.

No Estabelecimento Penal de Paranaíba, o psicólogo André Luiz Custódio afirmou que já está sendo concretizada a parceria com uma psicóloga que desenvolve trabalhos na área de dependência química. “Ações de sensibilização da problemática já começam a serem desenvolvias no estabelecimento prisional”, informou durante o encontro.

Nesse contexto, a chefe da Divisão de Educação, Rita de Cássia Argolo, propôs para o assunto também seja discutido nas salas de aula, pois “é fundamental que o tema seja abordado sob diversos aspectos”.

Projeto

A padronização da assistência à dependência química em presídios tem como norteador o projeto “Recomeçar”, que desde 2012 ajuda internos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) a superar o vício das drogas, explica do diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Gilson Martins.

Para o diretor-presidente da Agepen, a proposta é muito importante já que tem o intuito de sistematizar as ações e normatizar os critérios e metodologias, de forma a possibilitar que o interno, mesmo quando for transferido para outro Estado ou obtiver sua progressão de regime, possa dar continuidade ao acompanhamento de suas fragilidades com as drogas.

Agepen

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)