Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto da UFGD cria "hotel de abelhas" para preservar a espécie

Campo Grande News - 30 de agosto de 2016 - 09:40

Um "hotel de abelhas" foi criado em projeto da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) como um método de preservação de abelhas e vespas solitárias, que em todo o mundo vem diminuindo e causando preocupação em biólogos e demais profissionais da área ambiental.

Importantes na reprodução de plantas, ao carregarem o polén, a extinção de abelhas e vespas traria dados sérios à natureza, colocando em risco a diversidade biológica de vários locais.

"As populações de abelhas estão diminuindo e oferecer residências a elas serviria como incentivo à polinização das plantas do entorno", explica o professor doutor da FCBA (Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais), Samuel Boff, coordenador do projeto.

Além disso, Samuel indica que a instalação dessas residências também permite o retorno das abelhas ao ambiente, sendo uma importante prática para produtores rurais que dependem de abelhas como polinizadoras.

Dentre as atividades que prejudicam as abelhas estão o desmatamento, a monocultura e o uso de pesticidas em lavouras. Entre 70% a 80% das plantas com flores dependem das abelhas - que somam mais de 20 mil espécies, 80% delas solitárias 0 para produzir frutos e sementes.

SIGA-NOS NO Google News