Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

16/11/2004 14:20

Projeto cria regras para benefícios previdenciários

Agência Câmara

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4208/04, apresentado pelo deputado Marcos de Jesus (PL-PE), que cria novas regras para o trabalhador que perdeu a qualidade de segurado do Regime Geral de Previdência Social (por desemprego, por exemplo) ter direito à pensão por morte, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.
Pela lei, perde a qualidade de segurado quem estiver desempregado (e, portanto, sem contribuir para o INSS), há mais de 12 meses.

Pensão por morte
O projeto determina que os familiares do trabalhador que morrer e não for mais segurado do INSS só terão direito à pensão por morte se ele tiver cumprido todas as exigências para a aposentadoria por idade, que são: 65 anos de idade para homens, 60 para mulheres e 15 anos de contribuição.
Pela lei atual, a pensão por morte para quem não é mais segurado do INSS pode ser concedida se o trabalhador que faleceu tinha pelo menos 53 anos, se homem, 48, se mulher, e respectivamente 35 e 30 anos de contribuição.
Assim, o projeto eleva a idade mínima e reduz o tempo de contribuição para o recebimento da pensão no caso de não-segurados.

Invalidez e doença
A proposta permite a concessão de aposentadoria por invalidez e de auxílio-doença para quem não é mais segurado da Previdência — desde que também tenha cumprido os pré-requisitos necessários para aposentar-se por idade. Hoje, quem perdeu a qualidade de segurado não tem direito a esses benefícios. A lei atual determina que as contribuições feitas ao sistema antes da perda da qualidade do segurado só passam a ser computadas se o trabalhador voltar a ser segurado da Previdência e cumprir nova carência.

Tramitação
O projeto pode ser aprovado em caráter conclusivo se passar pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. No momento, o projeto está na Comissão de Seguridade, aguardando a designação de um relator.



Da Redação/LCP

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)