Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto capacita travestis e transexuais

Monique Maia/ABr - 25 de outubro de 2006 - 08:15

Brasília - Capacitar representantes dos movimentos transgêneros (travestis e transexuais) para ajudarem na prevenção da Aids e na garantia dos direitos humanos são os objetivos do projeto Tulipa (Travestis Unidas Lutando Incansavelmente pela Prevenção da Aids).


A partir desta noite, o programa reúne em Manaus (AM) 31 travestis e transexuais representantes dos sete estados da região Norte, além de lideranças nacionais ligada ao movimento.

A Associação das Travestis do Amazonas será a responsável pela capacitação do grupo. A presidente da associação, Weydman Lopes, explica que o treinamento será feito por meio de oficinas com temas como identidade de gênero, métodos para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, mobilização comunitária e trabalhos em redes.

“O projeto é importante para a valorização das travestis dentro da sociedade, não só no estado do Amazonas como no Brasil todo. Na região norte, existe um alto índice de discriminação, principalmente, no interior”, disse.

O projeto Tulipa foi criado em 2002 pela Articulação Nacional de Transgêneros (Antra). O nome é uma homenagem à travesti Adriana Tulipa, que morreu em 1997 e foi pioneira na luta contra a Aids no Brasil.


De acordo com a coordenadora nacional do projeto, Keila Simpson, a meta é estruturar grupos de trabalho em todo o país e, a partir daí, construir redes para uma maior troca de experiências entre a comunidade de travestis e transexuais. A primeira fase ocorreu nos anos de 2003 e 2004. Neste ano, foi iniciada a segunda fase e o projeto será encerrado na região Centro-Oeste.



SIGA-NOS NO Google News