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Projeto Bom de Copa é lançado em Brasília

Agência Brasil - 05 de abril de 2011 - 08:08

Brasília - Um projeto de capacitação de profissionais das áreas de alimentação e bebidas foi lançado nessa segunda-feira (4) em Brasília. Entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, Brasília foi o penúltimo local a lançar o Projeto Bom de Copa. Por iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o projeto vai capacitar mais de 8 mil profissionais, entre garçons, atendentes, caixas e gerentes, que farão cursos semipresenciais visando à melhoria no atendimento.

“Eles precisam saber como servir um vinho, como recolher um prato, como abordar o cliente. É fundamental a leitura do cliente para servi-lo da melhor forma. A intenção do curso é que o funcionário agregue excelência ao serviço”, comentou Clayton Machado, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).

O curso é gratuito, com duração de três meses, totalizando 120 horas. As aulas serão interativas, com material impresso, eletrônico (pela internet), em áudio e vídeo. O conteúdo a ser abordado irá desde a inclusão digital, saúde e segurança pessoal do cliente ao serviço de informações aos turistas sobre a cidade-sede (localizações e endereços).

“O ministério propõe um atendimento padrão, o profissional terá noções de postura, ética, conhecimentos turísticos e geográficos, a fim de padronizar o serviço em todo o país”, disse Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Para o empresário da rede McDonald´s de Brasília, Nadir Haddad, o projeto é importante para mudar o perfil da mão de obra na capital. “A cidade é um centro natural de negócios e de turismo. Temos que correr o quanto antes para capacitar esse segmento.”

O início das aulas está previsto para a primeira quinzena de maio. Para participar, o interessado deverá ter o CNPJ da empresa e, em seguida, preeencher o formulário de inscrição no site http://www.bomdecopa.com.br. Cada empresa poderá inscrever somente cinco funcionários. “Os beneficiados serão multiplicadores do projeto dentro da empresa. Irão passar o que aprenderam para os demais colegas de trabalho”, afirmou Clayton Machado.

Na próxima semana, o projeto será lançado na capital paulista, a última cidade-sede beneficiada.

Edição: Graça Adjuto

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