Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/05/2004 08:26

Projeto beneficia portadores do Mal de Parkinson

Agência Câmara

O Projeto de Lei 3363/04, do deputado Dr. Heleno (PP-RJ), estende o benefício de prestação continuada, previsto na Lei 8742/93, aos portadores do Mal de Parkinson. Pela legislação vigente, é garantido o benefício de um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso com 70 anos ou mais que comprovar não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. O projeto inclui na lei a pessoa portadora do Mal de Parkinson e reduz para 65 anos a idade mínima do idoso para pleitear o benefício. A redução da idade visa a cumprir o que já está determinado no Estatuto do Idoso, que prevê a concessão do benefício a partir dos 65 anos.

Parkinson
O Mal de Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita. Não é uma doença fatal nem contagiosa; não afeta a memória ou a capacidade intelectual de seu portador.
Segundo o autor da proposta, as estatísticas disponíveis mostram que a doença de Parkinson acomete de 100 a 150 pessoas para cada 100 mil habitantes. Porém, devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, esse percentual tem sofrido considerável aumento. "Atualmente, a cada ano já se registram 180 novos casos para cada grupo de 100 mil habitantes", informa o parlamentar.

Tramitação
A matéria está apensada, junto a outras 25, ao Projeto de Lei 3697/97, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que estende a concessão da gratificação natalina aos que se encontram em gozo da Renda Mensal Vitalícia. Os projetos encontram-se na Comissão de Seguridade Social e Família e serão também apreciados pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Reportagem - Claudia Lisboa
Edição - Simone Ravazzolli

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)