Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto autoriza nova universidade federal em Goiás

Agência Câmara - 03 de março de 2006 - 11:12

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6444/05, do deputado Pedro Chaves (PMDB-GO), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Formosa (UFFor), na cidade goiana de mesmo nome. Segundo o deputado, é necessário instalar uma universidade no nordeste de Goiás para que os cerca de cinco mil alunos que moram na região não precisem sair para estudar em Brasília e Goiânia.
Pela proposta, a UFFor vai oferecer cursos de graduação e pós-graduação, desenvolver pesquisas em diversas áreas do conhecimento e praticar extensão universitária.
Algumas das cidades cujos jovens poderão se beneficiar com a criação da universidade, segundo Pedro Chaves, são Sítio D'Abadia, Damianópolis, Mambaí, Simolândia, Alvorada do Norte, Posse, Iaciara, São Domingos, Divinópolis de Goiás, Campos Belos, Monte Alegre, Flores de Goiás, Alto Paraíso e Cabeceiras.
Para o autor do projeto, a universidade também poderá se tornar um centro de referência para cidades do Entorno de Brasília, como Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Maria Clarice Dias


SIGA-NOS NO Google News