Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/04/2008 16:26

Projeto aumenta controle sobre peso de veículos de carga

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2777/08, do deputado Max Rosenmann (PMDB-PR), que inclui, entre os equipamentos obrigatórios dos veículos de carga com peso bruto total superior a 4.536 quilogramas, um sistema eletrônico de medição de peso por eixo.

Segundo o autor, a proposta deverá beneficiar os proprietários individuais, as transportadoras e o Poder Público. Rosenmann explica que os proprietários e as empresas poderão controlar de forma prévia, independentemente do uso de balanças, a carga total transportada e sua distribuição entre os eixos dos veículos.

Já o Poder Público poderá fiscalizar os veículos em qualquer lugar e a qualquer tempo, sem a necessidade de utilização de infra-estrutura específica para a medição do peso veicular. O projeto altera a Lei 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.

Excesso de peso
O deputado aponta o excesso de peso como um dos principais responsáveis pela rápida deterioração das rodovias brasileiras. Ele lembra que a vida útil de um pavimento é reduzida de forma exponencial em relação ao crescimento do peso veicular. "Por isso, devem ser priorizadas medidas que permitam o controle efetivo e mais barato dessas infrações", pondera.

Rosenmann ressalta em seu projeto que a regulamentação da matéria, por se tratar de assunto eminentemente técnico, ficará a cargo do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Também poderão ser estabelecidos pelo Contran os períodos necessários para a adaptação das indústrias para o fornecimento do sistema eletrônico de medição de peso em veículos novos, além da forma e dos prazos para adequação da frota já em circulação.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo, nas comissões de Viação e Transportes e Constituição e Justiça e de Cidadania.




Agência Câmara

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)