Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeções de inflação estão acima da meta para o ano

Stênio Ribeiro/ABr - 26 de agosto de 2004 - 10:32

Embora não arrisque um prognóstico percentual, a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgada hoje pelo Banco Central menciona que em um cenário com taxa de juros nos atuais 16% ao ano e câmbio no patamar de R$ 3,00, as projeções de inflação estão acima da meta de 5,5% para este ano e de 4,5% para o ano que vem, com possibilidade de variação de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A inflação de 2004 pode até não ultrapassar o limite de 7,5%, mas está bem próxima da previsão do mercado financeiro, que projeta Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 7,19%, devido, em grande parte, aos aumentos dos preços industriais e dos preços dos serviços monitorados, que contribuíram decisivamente para o IPCA de 0,91% no mês passado.

A ata do Copom menciona que as projeções para reajuste nos preços da gasolina e do gás de cozinha, ao longo do ano, foram mantidas em 9,5% e 6,8% respectivamente. Também permanecem as estimativas de 11,6% para tarifas de energia elétrica residencial e de 12,8% para telefonia fixa, o que contribui para o cálculo de 8,3% no conjunto dos preços administrados e monitorados.

Em relação a este mês, a ata informa que o Comitê prevê desaceleração nos índices de preços ao consumidor, principalmente em decorrência do esvaziamento dos impactos dos reajustes nos preços monitorados, ocorridos no mês de julho, com variação de 1,89%. No acumulado janeiro-julho, os preços monitorados já aumentaram 4,69% – acima, portanto, do reajuste de 4,42% dos preços livres.

SIGA-NOS NO Google News