Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Proibição para pescar termina amanhã nos rios de MS

Dourados News - 30 de janeiro de 2004 - 08:23


A pesca estará liberada nos rios de Mato Grosso do Sul a partir do próximo domingo, dia 01 de fevereiro e nos rios de domínio federal (Paraguai, Apa e Piquiri) até o dia 16 de fevereiro será permitida apenas a pesca amadora na modalidade pesque e solte. Já na Bacia do Rio Paraná a pesca continua proibida até o dia 29 de fevereiro para qualquer modalidade.

O período de defeso da piracema teve início no dia 03 de novembro de 2003 e termina amanhã, dia 31 de janeiro. A piracema é um fenômeno natural, quando os peixes sobem os rios para desovar e com isso garantem sua reprodução. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) desenvolve diversas atividades para promover o uso sustentável dos recursos pesqueiros de Mato Grosso do Sul, tais como: Sistema de Controle Ambiental (SCPesca); Monitoramento da Piracema e o Conselho Estadual de Pesca (Conpesca).

Para que o pescador amador possa pescar nos rios do Estado é necessário que ele tenha uma Autorização Ambiental de Pesca, que permite a captura e o transporte do pescado – desde que sejam obedecidos os tamanhos mínimos de captura, a cota e o período de pesca. Obrigatoriamente o pescador deve se dirigir a um posto da Polícia Militar Ambiental para lacrar e declarar seu pescado, onde receberá uma Guia de Controle de Pesca.

Em 2004 a cota permitida por pescador será de 10 quilos mais um exemplar. A partir do ano que vem a cota será de apenas um exemplar. Para obter a Autorização Ambiental basta acessar o site da Sema – www.sema.ms.gov.br , fazer o cadastro, imprimir o formulário e pagar a taxa em qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil.



SIGA-NOS NO Google News