Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Programa Vale Universidade encerra inscrições com 500 vagas amanhã

Redação - 29 de fevereiro de 2016 - 14:29

A vice-governadora, Rose Modesto, anunciou no final de janeiro, na sede do Programa Vale Universidade (PVU), 500 vagas para processo seletivo Verão 2016 do Programa Vale Universidade. O projeto do Governo do Estado auxilia estudantes de baixa renda a conquistar o ensino superior por meio de benefício social. Nas universidades particulares o governo custeia 90% das mensalidades, e nas públicas o valor é calculado de acordo com o curso e o repasse é feito diretamente na conta do estudante.

No total, há aproximadamente 2 mil alunos em todo o Mato Grosso do Sul que utilizam o Vale Universidade para cursar o nível superior. “No ano passado esse número era de 1,5 mil vagas. Abrimos edição de inverno inédita para ampliarmos a oferta aos acadêmicos. Agora, nesta edição de verão, vamos contemplar novos alunos no lugar daqueles estudantes que colam grau neste ano e vão deixar o programa”, descreve a governadora em exercício, que também é titular da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), pasta que gerencia o Vale.

O Programa Vale Universidade tem como objetivo dar oportunidade ao estudante universitário de baixa renda aprimorar a sua formação profissional, mediante concessão de benefício social. Para isso, o Estado paga até 70% do valor da mensalidade na universidade conveniada (tendo como limite máximo mensal o valor de um salário mínimo), e a instituição oferece dedução de mais 20%, totalizando 90% de incentivo.

Aos candidatos interessados em participar desta edição do Programa, as inscrições de Verão estarão abertas de primeiro de fevereiro a primeiro de março, no site da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), pelo endereço eletrônico:www.sedhast.ms.gov.br.

Após o período de inscrição será realizada a classificação preliminar dos candidatos. Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados pela Sedhast, nos meios de comunicação, nas instituições de ensino superior e no Diário Oficial do Estado. Quem for pré-selecionado deve comparecer no dia, hora e local designados. A lista é divulgada em março.

A arquiteta Elizeide Aquino da Luz, 22 anos, é uma das egressas do Vale Universidade neste ano. Além de formada ainda conquistou vaga no mercado de trabalho após estagiar numa construtora indicada pelo programa. “Desde o primeiro semestre de curso sou beneficiária do programa e foi fundamental para minha formação. Sem o benefício eu não teria condições de pagar uma universidade. Em minha casa, sou a primeira a concluir o ensino superior e isso é motivo de muito orgulho para minha família. No quinto ano consegui esse estágio e fui contratada após terminar o curso, estou muito feliz”, comemora Elizeide.

Conquista do Sonho

Muitos sonhos são arquivados na vida das pessoas por algum motivo, e o financeiro é um dos principais que afeta em futuros projetos. Foi assim na vida de Joilson Francelino Santana, 25 anos, que por anos adiou o sonho de ser jornalista por não poder arcar com os custos de uma universidade. Mas com o Programa Vale Universidade viu a possibilidade de concluir o curso tão almejado. Passou no processo seletivo da 1ª edição de inverno no ano passado, e hoje estuda numa universidade particular custeada 90% pelo programa. “Agradeço a Deus por essa bênção, considero uma das maiores conquistas na minha vida”.

Um dos diferenciais desse programa é o estágio direcionado na área de atuação do acadêmico. Joilson Santana estagia na Assessoria de Comunicação da Sedhast e destaca o conhecimento de conviver na prática com profissionais. “Além do benefício que me ajuda muito, tenho o estágio onde tenho experiências com profissionais da área que me ensinam a cada dia”, disse o acadêmico.

Pré-requisitos – Pode participar do programa o acadêmico que comprove renda individual igual ou inferior a R$ 1.448 mil e renda familiar mensal de até R$ 2.896 mil, além de estar matriculado em curso presencial de bacharelado ou licenciatura autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), mantido por instituição de ensino superior pública ou privada, sediada em Mato Grosso do Sul e conveniada ao Programa (confira lista no site: www.sedhast.ms.gov.br)

O estudante não pode possuir diploma em outro curso superior; deve morar no Estado há mais de dois anos; não ser beneficiado por qualquer outro tipo de auxílio financeiro com a mesma finalidade do Vale Universidade; não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação e não possuir, simultaneamente, outro membro da família beneficiado neste Programa.

Estágio – Os estudantes classificados realizam estágio com carga horária de até 20 horas semanais, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Secretaria. A duração do estágio será de seis meses, com a possibilidade de renovação do contrato, desde que não ultrapasse o término do curso.

No site da Sedhast, os candidatos podem acompanhar todas as publicações sobre o processo de inscrição e seleção.

SIGA-NOS NO Google News