Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Programa vai asfaltar 45 cidades de MS a partir de julho

Inara Silva e Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 09 de junho de 2005 - 13:01

O Programa de Pavimentação e ou Restauração de Vias Urbanas nos Municípios de Mato Grosso do Sul foi lançado nesta quinta-feira pelo governo do Estado. Com a adesão de 45 municípios, o próximo passo, segundo o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Paulo Duarte, será a realização de reuniões com as prefeituras para que sejam definidos os últimos detalhes e começar as obras no início de julho. O programa visava inicialmente pavimentar ou restaurar até 16 mil metros quadrados de asfalto na área urbana em pequenos e médios municípios. Como não houve adesão das 77 cidades do interior, a meta vai ser redistribuída e as prefeituras poderão solicitar até 40 mil metros quadrados de pavimentação.
Os municípios que aderiram a proposta alegaram dificuldades financeiras para custear a contrapartida da obra. Pelo convênio, o Estado pagará 40% do montante do projeto em cada município, cabendo à Prefeitura arcar com o restante. Os 60% remanescentes também terão participação do Estado, que financiará o valor em até 20 parcelas.
A solenidade realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, contou com a presença de parlamentares, prefeitos, e secretários de Estado. Em discurso, o governador Zeca do PT destacou que dos 45 municípios que aderiram o programa, 11 deles são do PSDB, PMDB, e do PFL, partidos que fazem parte da oposição. O governador cumprimentou os prefeitos pela coragem que tiveram em estar presentes na solenidade. Segundo Zeca, eles “não acreditaram na boataria do terror”, referindo-se as suspeitas de que o programa beneficiaria apenas aliados. Para o governador, o asfalto é a reivindicação numero um da população nos municípios, além disso, valoriza o imóvel, traz qualidade a vida e embeleza a cidade.
Além do asfalto, a obra vai contar com a construção de meio-fio e a drenagem básica. O secretário Paulo Duarte ressaltou que já recebeu a documentação dos municípios e vai começar as reuniões técnicas para discutir detalhes sobre a obra. Segundo o secretário, a obra vai utilizar material de tecnologia de ponta, é um produto composto por polímero, derivado da borracha e evita rachaduras. A adoção do sistema foi possibilidade, conforme Duarte, por meio de convênio com a Petrobrás.
O presidente da Assomasul, Eraldo Jorge, prefeito de Jateí disse que os recursos vão possibilitar que seu município tenha 100% de ruas asfaltadas. Já o prefeito de Dourados, Laerte Tetila, afirmou que sua cidade cresce muito e somente em seu mandato já surgiram 15 novos bairros, todos com demandas pela pavimentação.

SIGA-NOS NO Google News