Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/12/2004 06:17

Programa Reluz deverá beneficiar mais 1.300 municípios

Cristina Indio do Brasil / ABr

O Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Reluz) vai ser ampliado em 2005, devendo beneficiar mais 1.300 municípios em todo o país. A informação foi dada pelo chefe do Departamento de Desenvolvimento de Projetos Especiais da Eletrobrás, George Alves Soares. Ele adiantou que estão contratados e em andamento cerca de 1,5 milhão de pontos de iluminação.

George Soares disse que, somente no Rio de Janeiro, a concessionária de energia Light tem contrato com a Rio Luz, empresa municipal de energia, para implantação de 120 mil pontos. Ele informou também que o Reluz está nos principais estados de cada região do país e que, na segunda fase do programa, a idéia é aumentar a participação de cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para 2005 está previsto também o lançamento do Caderno de Demanda, que vai informar aos fabricantes qual é a necessidade do setor. George Soares acredita que as empresas terão, dessa forma, uma maneira de planejar os investimentos de acordo com a demanda.

Ele disse que o Reluz é um programa de sucesso e o maior em iluminação pública eficiente da América Latina. "Tem trazido ganhos significativos tanto para o setor elétrico quanto para a sociedade. Para a sociedade, como um todo, além da redução dos gastos públicos na área de iluminação tem maior segurança com qualidade de vida noturna. Também ajuda na questão do turismo e do desenvolvimento municipal", afirmou.

O Reluz inclui quatro projetos destinados à redução de economia de energia. Entre eles está a substituição dos sistemas de iluminação ineficiente por outros mais eficientes. "Você troca uma lâmpada de 400 watts de vapor de mercúrio por uma lâmpada de 250 watts de vapor de sódio. Só aí são 150 watts. São ganhos expressivos quando se multiplica pelos números de iluminação existentes", explicou.

Em 1999, do total de 8,78 milhões de pontos de iluminação, cerca de 79,5% eram de vapor de mercúrio. Em 2004, dos 13 milhões de pontos este tipo de lâmpada é utilizado em 46% do total.

George Soares participou hoje, no Rio, do 1º Seminário Procel/Reluz, promovido pela Eletrobrás, para discutir a situação atual da iluminação nos municípios brasileiros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)