Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Programa Reluz deverá beneficiar mais 1.300 municípios

Cristina Indio do Brasil / ABr - 16 de dezembro de 2004 - 06:17

O Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Reluz) vai ser ampliado em 2005, devendo beneficiar mais 1.300 municípios em todo o país. A informação foi dada pelo chefe do Departamento de Desenvolvimento de Projetos Especiais da Eletrobrás, George Alves Soares. Ele adiantou que estão contratados e em andamento cerca de 1,5 milhão de pontos de iluminação.

George Soares disse que, somente no Rio de Janeiro, a concessionária de energia Light tem contrato com a Rio Luz, empresa municipal de energia, para implantação de 120 mil pontos. Ele informou também que o Reluz está nos principais estados de cada região do país e que, na segunda fase do programa, a idéia é aumentar a participação de cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para 2005 está previsto também o lançamento do Caderno de Demanda, que vai informar aos fabricantes qual é a necessidade do setor. George Soares acredita que as empresas terão, dessa forma, uma maneira de planejar os investimentos de acordo com a demanda.

Ele disse que o Reluz é um programa de sucesso e o maior em iluminação pública eficiente da América Latina. "Tem trazido ganhos significativos tanto para o setor elétrico quanto para a sociedade. Para a sociedade, como um todo, além da redução dos gastos públicos na área de iluminação tem maior segurança com qualidade de vida noturna. Também ajuda na questão do turismo e do desenvolvimento municipal", afirmou.

O Reluz inclui quatro projetos destinados à redução de economia de energia. Entre eles está a substituição dos sistemas de iluminação ineficiente por outros mais eficientes. "Você troca uma lâmpada de 400 watts de vapor de mercúrio por uma lâmpada de 250 watts de vapor de sódio. Só aí são 150 watts. São ganhos expressivos quando se multiplica pelos números de iluminação existentes", explicou.

Em 1999, do total de 8,78 milhões de pontos de iluminação, cerca de 79,5% eram de vapor de mercúrio. Em 2004, dos 13 milhões de pontos este tipo de lâmpada é utilizado em 46% do total.

George Soares participou hoje, no Rio, do 1º Seminário Procel/Reluz, promovido pela Eletrobrás, para discutir a situação atual da iluminação nos municípios brasileiros.

SIGA-NOS NO Google News