Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Programa prevê atendimento pelo SUS a detentos de MS

Marta Ferreira - Campo Grande News - 03 de setembro de 2007 - 14:30

Reunião realizada nesta manhã entre os secretários estaduais de Saúde, Beatriz Dobashi, de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a coordenadora nacional de Política de Atenção à Saúde da População Carcerária, Maria Cristina Fernandes, e a assessora do Ministério, Lany Valente, discutiu a implantação em Mato Grosso do Sul de um programa que prevê atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aos presos do Estado.

A ação está prevista na Política Nacional de Atenção Básica à População Carcerária, firmada por meio de um termo interministerial. No País, 11 estados estão em fase de execução do programa e, até o fim deste ano, Mato Grosso do Sul também fará parte do processo de implantação desta nova política.

“A idéia é incluir toda a população carcerária no SUS. A proposta dos ministérios é que sejam organizadas ações de saúde dentro das unidades prisionais com equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, dentistas e auxiliares) em unidades com mais de 500 pessoas privadas de liberdade”, afirmou a coordenadora nacional, Maria Cristina.

A secretária de Saúde Beatriz Dobashi avaliou positivamente a novidade. “De janeiro a julho já foram investidos mais de R$ 1,8 milhão somente com plantões e medicamentos com a população carcerária do Estado”, comentou. “O fato de o Ministério da Saúde contribuir com nosso trabalho é de grande valia. Já temos algumas equipes trabalhando nos presídios e a expectativa é de uma implantação gradativa do programa a partir de outubro”, completou.

População alvo - Dados da Sejusp informam que Mato Grosso do Sul tem uma população carcerária de 11 mil pessoas, distribuídas em 37 unidades. A princípio, o programa será implantado somente nas unidades prisionais, excluindo as cadeias públicas e carceragens de delegacias que abrigam presos. (Com informações da assessoria de imprensa do governo do Estado)

SIGA-NOS NO Google News