Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/02/2016 06:40

Programa pretende recuperar potencial produtivo de 2 milhões de hectares em MS

Midiamax

 

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), elabora um programa que visa recuperar o potencial produtivo de pelo menos dois dos oito milhões de hectares de pastagens com algum grau de degradação no Estado.

Fundamentado em renúncia fiscal, o programa trará planejamento a ser cumprido nos próximos cinco anos e prevê que o aumento da capacidade de suporte das pastagens trará impactos econômicos como o incremento da produção de grãos, carne bovina, cana de açúcar e madeira e a elevação do valor bruto de produção, que poderá chegar aos 12 bilhões. Outra meta é a incorporação ao sistema produtivo agropecuário de práticas ambientalmente corretas.

Segundo o secretário de Produção e Agricultura Familiar do Estado, Fernando Mendes Lamas, a previsão é de que nove mil novos empregos sejam criados, considerando-se que além do trabalho de recuperação, o Governo pretende incentivar o produtor a manter essas áreas recuperadas, com melhor nível de produtividade conquistado através do programa.

Para Lamas, num Estado que possui 16 milhões de hectares sendo cultivados com pastagem e tem sua economia baseada no agronegócio, é vital que o Governo mantenha discussões permanentes sobre o tema, com envolvimento dos diversos atores desta cadeia – federação, associações, cooperativas, sindicatos, empresas de pesquisa, Governo Federal, prefeituras e instituições financeiras.

Neste programa, o Governo fica responsável pela gestão e entra com o incentivo e aos parceiros cabe dar suporte para que as metas sejam cumpridas e disponibilizar tecnologias, seja com trabalho de divulgação junto aos produtores ou através de ações transversais que venham a convergir com os propósitos do programa. Além de buscar a incorporação ao sistema produtivo, de áreas com reduzida capacidade produtiva, a iniciativa prevê o aumento da produção de alimentos, fibras, energia e produtos florestais e a ampliação da renda nos vários elos da cadeia.

O programa deverá ser lançado no próximo mês e conta com a mobilização e capacitação de produtores e técnicos para elaboração e execução dos projetos, viabilizados por meio de financiamentos e incentivos fiscais, com especial atenção para infraestrutura e logística. “Já estamos focados na adequação de estradas e pontes e devemos intensificar as ações para instalação e ampliação de armazéns” afirmou Lamas, observando que o Estado esta sendo mapeado depois das últimas chuvas.

Lamas destaca que uma dos efeitos do programa serão os ganhos em relação ao meio ambiente e a sustentabilidade, uma vez que há previsão de reduzir a emissão de gases de efeito estufa na ordem de 20,5 milhões de toneladas nos cinco anos propostos. Isso porque as práticas a serem inseridas já têm resultado comprovado nos campos europeus, onde uma arroba de boi mantido em pastagem degradada custa em média R$ 120,00 e uma arroba de boi mantido em pastagem recuperada custa pouco mais R$ 50,00.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)