Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Programa estimula formação para setor de cooperativas

Sandra Luz / Campo Grande News - 06 de julho de 2004 - 16:02

O setor de cooperativismo vai ser estimulado através de programa específico, anunciado hoje pelo governo federal, o Coopergênero (Programa de Estímulo do Ensino e à Produção Acadêmica no Cooperativismo e Programa Gênero). O objetivo do programa é formar, em nível de pós-graduação, especialistas em cooperativismo, bem como influenciar na revisão de grades curriculares e disciplinas agrotécnicas federais direcionadas ao setor.
O lançamento do programa aconteceu em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo.
Focado em escolas, universidades e centro de formação profissionais das redes pública e privada em todo o País, o programa vai contar com banco de dados sobre cooperativismo, estabelecerá um prêmio anual à produção intelectual na área e concederá bolsas de estudo, além de destinar recursos a pesquisas e teses de interesse do setor. O programa prevê ainda apoio ao intercâmbio de estudantes e professores de cursos de cooperativismo entre universidades brasileiras e do exterior.
Atualmente, as cooperativas agropecuárias brasileiras respondem por 30% de toda a produção nacional de alimentos e faturam cerca de R$ 25 bilhões ao ano. Em 2003, as cooperativas exportaram US$1,09 bilhão. As 1.519 cooperativas agropecuárias reúnem 940,5 mil cooperados e 110,9 mil empregados. Produzem 62% do trigo, 38% do leite, 38% do algodão, 32% dos suínos, 30% da soja e 28% do café produzidos no País.

SIGA-NOS NO Google News