Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Programa confirma qualidade do rebanho do Estado

Cristiane Sandim - Seprotur - 16 de fevereiro de 2004 - 16:55

Busca pela qualidade. Essa é uma das principais metas do Programa Novilho Precoce, desenvolvido há 12 anos pela Secretaria de Produção e Turismo do Estado (Seprotur), em parceria com a Secretaria de Receita e Controle (Serc) e a Delegacia Federal da Agricultura (DFA). Com a iniciativa todos saem ganhando. O produtor antecipa o lucro e alivia as pastagens, os frigoríficos cadastrados trabalham com produtos de qualidade e os consumidores passam a adquirir carne com garantia de procedência.

Os últimos dados do Programa no Estado mostram que o ano de 2003 alcançou 215 mil animais abatidos como precoce em Mato Grosso do Sul superando em 12% o número de animais abatidos como precoce em 2002. O governo do Estado também devolveu aos produtores um incentivo financeiro de R$ 2,4 milhões. Só no ano passado 243 produtores se cadastraram no programa totalizando dois mil pecuaristas inscritos. “O resultado deve-se a excelente atuação da Câmara Setorial da Bovino e Bubalinocultura”, justifica o secretário executivo do Programa Novilho Precoce, Cláudio Sá Earp. A meta do governo, explica o secretário executivo do Programa, é de atingir 15% do rebanho sul-mato-grossense abatido como precoce até 2006. Atualmente 11 frigoríficos estão cadastrados no Programa sendo que seis deles apresentam habilitação para a exportação, onde Mato Grosso do Sul contribui com 50% da carne exportada em nível nacional.

Com um rebanho atual de 24,9 milhões de cabeças, de acordo com informações da Iagro, o secretário de Produção e Turismo, José Antônio Felício, acredita que, embora haja uma grande concorrência com Mato Grosso, em relação ao número de cabeças, a qualidade da carne oferecida pelos produtores de Mato Grosso do Sul não deve ser superada.


Lucro confirmado

A engenheira agrônoma e pecuarista, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, faz parte dos produtores que acreditam e investem na carne de qualidade como um processo vantajoso. Há mais de um ano Tereza trabalha com a produção de novilho precoce e diz estar tão satisfeita com os resultados e que até faz planos de expansão. “O produtor precisa aprender a fazer contas para ver os resultados. Quando se está aberto a novas propostas é importante a analisar os ganhos e se for positivo é só investir e esperar os resultados”, conclui.

SIGA-NOS NO Google News