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Programa capacita conselheiros municipais de educação

ACS - MEC - 07 de dezembro de 2004 - 15:10

A capacitação dos conselheiros municipais de educação é uma das prioridades da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Com o objetivo de discutir o tema, começou hoje, 7, em Brasília, o 15º encontro regional do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho).

O evento, promovido pela SEB, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), vai atender os educadores de Goiás. Até hoje, já foram capacitados mais de 2,5 mil conselheiros de 800 municípios de todo o país.

O Pró-Conselho tem como objetivo ampliar a capacidade de entendimento e de atuação dos conselheiros. Eles são interlocutores da comunidade com os gestores locais na tarefa de avaliar, definir e fiscalizar as políticas educacionais.

Existem hoje, no Brasil, cerca de 1,6 mil conselhos municipais de educação. “Queremos incentivar e qualificar a participação da sociedade para garantir uma educação de qualidade em todas as escolas do país”, explicou Arlindo Queiroz, coordenador de fortalecimento institucional dos sistemas de ensino.

Para Jamil Cury, professor da PUC-MG e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), a atuação no conselho é conjunta, ao contrário de uma ação pessoal. “Lá não prevalece a vontade individual do chefe ou de um determinado membro. O que prepondera é a vontade majoritária”, disse. Segundo ele, a colaboração recíproca entre os conselhos de educação, mais do que uma recomendação, é necessária. “Hoje, as distâncias se aproximaram muito e não se justifica mais o encastelamento de um conselho em si”, afirmou Cury.

Experiências – A professora Sônia Ferreira Rezende, de Joviânia (GO), vai levar ao secretário de educação do município as experiências relatadas durante o encontro. “Estou participando da capacitação a pedido dele porque no ano que vem vamos montar um conselho em Joviânia”, disse.

Segundo a professora, uma alternativa para melhorar a educação é dialogar com a comunidade e ouvir as verdadeiras necessidades dos estudantes.

Repórter: Flavia Nery

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