Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/05/2004 11:32

Proformação abre inscrições para oito mil professores

Assessoria MEC

A partir de segunda-feira, dia 3, o Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação) do Ministério da Educação abre inscrições para docentes de escolas públicas sem diploma em magistério que lecionam no ensino fundamental, em classes de alfabetização ou de educação de jovens e adultos. Há vagas para oito mil professores. As aulas começam em julho.

No curso, os docentes recebem o conteúdo do ensino médio e a formação pedagógica necessária para melhorar a qualidade da prática na sala de aula. O Proformação é um curso a distância para o magistério, em nível médio, com duração de dois anos. No final, o professor-aluno recebe diploma para o exercício da docência nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.

Antes restrito às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o programa foi estendido às regiões Sul e Sudeste. Mais de 23 mil professores já fizeram o curso. Em julho, vão se formar 6,2 mil docentes. Até o momento, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Roraima, Rondônia e Sergipe aderiram ao programa.

Em ofício aos 1.347 municípios desses estados, a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) informa que as inscrições terminam no dia 31 de maio. Com o ofício, a Seed envia cartazes e fichas de inscrição. Os professores desses estados que quiserem se inscrever devem procurar a secretaria municipal de Educação para saber se o município aderiu ao programa. Os estados que ficaram de fora podem aderir e inscrever professores para o Grupo V, que terá aulas a partir de julho de 2005.

O Proformação atende à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) — Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 —, que atribui aos municípios, aos estados e à União a missão de executar programas de formação para todos os professores em exercício até o final de 2006. A partir daí, somente serão admitidos profissionais habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço. A LDB admite, porém, como patamar mínimo, a habilitação em nível médio.

Repórter: Idvan Menezes

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)