Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Profissionais em educação se aperfeiçoam pela internet

APn - 05 de maio de 2004 - 09:28

A velocidade da produção e divulgação do conhecimento exige constante aperfeiçoamento técnico-profissional. Com essa preocupação, o governo estadual através da Secretaria de Estado de Educação (SED) tem aliado a necessidade de aprimoramento dos educadores à informatização.

A SED já oferece, desde 2003, dois cursos de extensão à distância aos profissionais da rede estadual. Um deles é “Uso das tecnologias na educação escolar”, que está com inscrições abertas para 40 vagas. Totalmente on-line, o curso será realizado de junho a outubro e destina-se a professores, diretores e coordenadores pedagógicos. O segundo curso, “Um fazer diferente”, tem caráter semi-presencial e está sendo coordenado pelo Núcleo de Tecnologia em Educação (NTE), em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico (Codepe/SED).

“A secretaria está proporcionando que os professores se atualizem, que tenham acesso a um outro processo de aprendizagem, o on-line. Estamos caminhando em busca das novas oportunidades favorecidas pelo acesso à internet, e socializando-as”, afirma a coordenadora da Codepe, Terezinha Mesquita Granja.

Além desses cursos de extensão, a SED possibilita, também, um canal aberto de discussão entre responsáveis pelas salas de informática e o setor especializado na educação a distância. Neste ambiente virtual, é possível tirar dúvidas técnicas e pedagógicas com a equipe da SED.


Sistema vai interligar escolas à SED
Para agilizar a comunicação, reduzir a burocracia, economizar, conhecer e controlar a vida escolar, a Secretaria de Estado de Educação (SED) está implantando o Sistema de Informações de Gestão Escolar (Sige), que irá interligar o órgão central às escolas.

A secretaria está capacitando diretores, secretários e assistentes administrativos que irão utilizar o novo sistema. Documentos como ofícios, solicitações e processos serão encaminhados via intranet. “Vamos diminuir a distância que existe entre a secretaria e as escolas”, afirmou Hélio de Lima.

Até dezembro, a secretaria pretende instalar 160 computadores para colocar em funcionamento o novo sistema em escolas de sete municípios: Aquidauana, Anastácio, Dourados, Corumbá, Ladário, Três Lagoas e Ponta Porã.


SIGA-NOS NO Google News