Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/05/2010 05:57

Professores terão exame para ingressar na carreira

Secom

Portaria publicada nessa segunda-feira (24), no Diário Oficial da União, instituiu o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. A prova, que será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avaliará os profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério. A primeira edição, que é anual, será realizada em 2011. A iniciativa será um serviço que o Inpe prestará às redes municipais e estaduais de educação para a contratação de docentes para a educação básica. Desde a última quarta-feira (19), está aberta na página do Inep na internet a consulta pública que vai subsidiar a construção do exame, que ficará no ar por 45 dias.

Com a novidade, as prefeituras não precisariam realizar a própria prova de concurso público – o que é caro e exige avaliação de órgão especializado – para contratação. Será necessário apenas publicar um edital de concurso e usar a nota do exame para a seleção. A forma de utilização ficará a critério dos governos estaduais e municipais, que poderão decidir pela adesão da prova e utilizá-la como critério único ou como uma das fases de seu concurso.

A participação no exame é voluntária e os resultados somente poderão ser utilizados mediante autorização expressa do candidato.
O exame servirá, ainda, para oferecer diagnóstico dos conhecimentos, competências e habilidades dos futuros professores para subsidiar as políticas públicas de formação continuada e construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação da formação inicial de docentes.

Consulta Pública - As colaborações para a consulta pública devem ser feitas diretamente na internet a partir de um sistema que lista 16 temas centrais, cada um com uma série de tópicos relacionados às habilidades a serem demonstradas pelos candidatos. A lista foi elaborada com base em critérios do que seria um bom professor, apontados pela experiência internacional. Os itens são comuns a diversos sistemas educacionais de países com bons resultados como: Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.
Poderão participar indivíduos ou instituições. Após o término da coleta de sugestões, a equipe técnica do Inep se reunirá com especialistas de cada área para elaborar uma matriz que norteará a elaboração de itens para o exame. Esse é o primeiro passo para a concretização da iniciativa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)