Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professores já podem escolher o livro didático

Boris Valerio Verbisck , noticiasms - 02 de maio de 2012 - 12:41

Campo Grande (MS) - Durante os meses de maio e junho, as escolas públicas urbanas escolherão os livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). O Plano tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos estudantes da educação básica.



Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.



O programa é executado em ciclos trienais alternados. Os livros escolhidos agora serão utilizados em 2013, 2014 e 2015 e devem ser conservados pelos estudantes e escolas, que têm obrigatoriedade de repassá-los aos estudantes subsequentes, com exceção dos livros consumíveis.



Os professores podem selecionar os livros a serem utilizados somente na internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE). A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira.



No Guia do Livro Didático encontram-se as orientações detalhadas referentes à escolha das coleções. Em breve, a versão impressa do Guia será encaminhada pelos Correios para as escolas. Os diretores também receberão a Carta Senha do PNLD EF I 2013/2014/2015 e é de extrema importância o cuidado com a carta enviada pelo FNDE com a senha para acesso e escolha pela pessoa responsável/diretor/coordenador pedagógico que assinou o termo de compromisso.



Os estudantes do ensino fundamental recebem as seguintes obras didáticas: 1º e 2 anos: alfabetização, linguística, alfabetização matemática e obras complementares (ciências da natureza e matemática, ciências humanas, linguagens e códigos); 3º ao 5º ano: língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, história regional e geografia regional; 6º ao 9º ano: ciências, matemática, língua portuguesa, história, geografia e língua estrangeira (inglês e espanhol).



No ensino médio, os estudantes recebem livros didáticos de língua portuguesa, matemática, geografia, história, física, química, biologia, sociologia, filosofia e de língua estrangeira (inglês ou espanhol).



Saiba mais acessando www.fnde.gov.br .


SIGA-NOS NO Google News