Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

02/05/2012 12:41

Professores já podem escolher o livro didático

Boris Valerio Verbisck , noticiasms

Campo Grande (MS) - Durante os meses de maio e junho, as escolas públicas urbanas escolherão os livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). O Plano tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos estudantes da educação básica.



Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.



O programa é executado em ciclos trienais alternados. Os livros escolhidos agora serão utilizados em 2013, 2014 e 2015 e devem ser conservados pelos estudantes e escolas, que têm obrigatoriedade de repassá-los aos estudantes subsequentes, com exceção dos livros consumíveis.



Os professores podem selecionar os livros a serem utilizados somente na internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE). A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira.



No Guia do Livro Didático encontram-se as orientações detalhadas referentes à escolha das coleções. Em breve, a versão impressa do Guia será encaminhada pelos Correios para as escolas. Os diretores também receberão a Carta Senha do PNLD EF I 2013/2014/2015 e é de extrema importância o cuidado com a carta enviada pelo FNDE com a senha para acesso e escolha pela pessoa responsável/diretor/coordenador pedagógico que assinou o termo de compromisso.



Os estudantes do ensino fundamental recebem as seguintes obras didáticas: 1º e 2 anos: alfabetização, linguística, alfabetização matemática e obras complementares (ciências da natureza e matemática, ciências humanas, linguagens e códigos); 3º ao 5º ano: língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, história regional e geografia regional; 6º ao 9º ano: ciências, matemática, língua portuguesa, história, geografia e língua estrangeira (inglês e espanhol).



No ensino médio, os estudantes recebem livros didáticos de língua portuguesa, matemática, geografia, história, física, química, biologia, sociologia, filosofia e de língua estrangeira (inglês ou espanhol).



Saiba mais acessando www.fnde.gov.br .


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)