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25/05/2004 08:54

Professores estaduais terão acesso à informática

André Felipe / Campo Grande News

Após vários anos em que a informática passou a ser realidade na rede particular, os professores das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul começam a desvendar um pouco deste universo que até então era restrito. É o caso dos professores da Escola Estadual Maestro Frederico Liedermann, no bairro Monte Castelo, em Campo Grande, onde três professores iniciaram no ano passado uma série de cursos de capacitação na área de informática e, agora, se preparam para repassar os conhecimentos para os outros educadores.
A unidade conta com 48 professores distribuídos em três períodos e 1.380 alunos do ensino fundamental, médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Recentemente o governo do Estado implantou uma sala de informática com 21 computadores. Segundo o diretor da escola, Fernando Rogério Rodrigues, o principal desafio para os educadores é conciliar o trabalho em sala de aula com os cursos de capacitação. Ele citou que os baixos salários, extensa jornada de trabalho e falta de condições de trabalho acabam prejudicando e desestimulando o professor.
Fernando explicou que a informatização da escola mudou a rotina e o modo de pensar não só dos professores, mas de toda a equipe administrativa e de coordenação, pois, apesar da resistência, eles aceitaram os benefícios de todo este processo. “A informática acaba estimulando o aprendizado do aluno. A capacitação dos professores é um passo para vencer a exclusão digital nas escolas”, disse o diretor, lembrando que agora o desafio é passar o conhecimento para os alunos e também para a família destes estudantes.
Segundo a professora Alvina Rodrigues, 57 anos, não basta apenas capacitar o educador, mas sim incentivar o uso deste importante instrumento de trabalho na sala de aula. “Sabemos que só capacitar o professor não adianta. Temos que ter uma política educacional e educar os nossos alunos. O começo é difícil, mas todos vão entender a necessidade de buscar algo novo”, disse.

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