Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professores elaborarão provas de concurso para delegado

Marina Miranda / Campo Grande News - 06 de março de 2006 - 14:11

O Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Classe Inicial da Carreira de Delegado de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul terá a prova elaborada por professores de Direito e Letras da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e de outras instituições do Estado. A informação é da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), entidade responsável pela confecção da prova.

Conforme o secretário-executivo João Batista, se a Fapec julgar necessário, pode solicitar auxílio de profissionais de fora de Mato Grosso do Sul para preparar as questões. “Se de repente um professor de outro Estado for mais preparado para aquela prova nós buscamos”, exemplificou, referindo-se a outras seleções. Batista disse ainda que a fundação tem ampla experiência em concursos específicos – como é o caso. “Nós fizemos várias provas para o Ministério Público Estadual, estamos bem preparados”, garantiu.

Mês passado, a fundação também foi responsável por outra seleção da secretaria de Estado de Segurança Pública: o concurso para Formação de Oficiais da Polícia Militar, realizado no dia 22 de janeiro. Pelo menos três das 15 questões de matemática foram usadas anteriormente em concurso da Aeronáutica, para formação de cadetes do ar, em 11 de setembro de 2001. Duas delas estavam quase na íntegra.

Batista ressaltou que não há proibição legal para a reutilização de perguntas, embora, tenha afirmado que a situação não deve se repetir. “Aproveitar questões de outros concursos não é algo proibido, algo que quebraria a qualidade do concurso. Se a questão é boa, se ela mede o conhecimento, pose ser usada”, informa. Ele acredita que pela especificidade desta concorrência, a reprodução de enunciados seja improvável. “A recomendação é que os professores elaborem questões próprias”, reforçou.

Em janeiro, o Campo Grande News ouviu dois professores de cursinhos preparatórios sobre a reprodução das questões. Para eles, é comum a repetição perguntas mantendo o teor do questionamento, mas modificando enunciados e respostas - o que não ocorreu no concurso da PM.

Inscrições - Começou hoje o prazo para inscrição. Podem participar do concurso pessoas que tenham diploma de conclusão do curso de bacharel em Direito, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Ao todo, 15 vagas foram disponibilizadas. As inscrições devem ser feitas de 6 a 10 de março pelo endereço www.fapec.org ou http://www.pc.ms.gov.br A taxa é de R$ 150,00. A prova objetiva será aplicada no dia 2 de abril, das 8h30 às 13h30, em locais a serem publicados no Diário Oficial do Estado do próximo dia 22. Conforme Batista, a secretaria de Segurança Pública não tem nenhuma participação nas provas desta primeira fase. A elaboração e fiscalização estão a cargo apenas da Fapec.

SIGA-NOS NO Google News