Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professores de MS continuam em Buenos Aires

G1 - 10 de junho de 2011 - 23:12

Um grupo de 37 professores brasileiros que participou do Congresso Internacional de Educação na América Latina, em Buenos Aires, na Argentina, e que não conseguiu embarcar de volta para o país em razão do cancelamento de voos provocado pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue, está voltando de ônibus para o Brasil. Eles saíram no início da noite desta sexta-feira (10).

O ônibus foi fretado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e está trazendo professores de vários estados do país. A previsão é que o veículo passará pelas cidades de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Permanecem na Argentina, os quatro integrantes da delegação de Mato Grosso do Sul que participou do evento, e mais alguns professores brasileiros.

Segundo o professor Jaime Teixeira, presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), ele e outras duas pessoas da equipe pretendiam voltar nesta quinta-feira (9), mas todos os voos foram cancelados.

Teixeira conta que a empresa aérea informou que a nova data da volta seria no sábado (11), porém, o voo ainda não foi confirmado. Caso ocorra um novo cancelamento do voo, a delegação de Mato Grosso do Sul possui um “plano B”. O grupo pretende alugar uma van e viajar até Assunção, no Paraguai, de onde poderão embarcar em um voo para o Brasil.

Lado positivo
A professora sul-mato-grossense Fátima Silva, que no Congresso foi reeleita vice-presidente da Internacional da Educação para a América Latina, conta que apesar dos problemas causados pelas cinzas, o evento teve um aspecto muito positivo.

“Pessoalmente é uma grande satisfação, comecei a dar aulas à quase 28 anos em Coronel Sapucaia (cidade a 380 quilômetros de Campo Grande), o evento conta com a participação de representantes de 19 países da América Latina, além de alguns países europeus convidados, e, eu ser reeleita, é o reconhecimento de uma vida de luta e trabalho”, diz.

A professora Fátima ainda participará de reuniões neste sábado e pretende voltar ao Brasil na segunda-feira.

SIGA-NOS NO Google News