Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professores concursados protestam na prefeitura e exigem nomeação

Campo Grande News - 14 de janeiro de 2014 - 10:01

Em protesto ainda tímido, um pequeno grupo de aprovados no concurso da Semed (Secretaria Municipal de Educação), realizado em 2009, reúne-se em frente à prefeitura de Campo Grande (MS), na manhã de hoje (14), para pedir a nomeação do cargo. O concurso, que já foi renovado, vence no dia 25 de janeiro.

Segundo os manifestantes, que prometem ficar por lá o dia todo, na sexta-feira (10) foi aberto edital de seleção da Semad (Secretária Municipal de Administração)/Semed para contratação de temporários, citando “inexistência de profissionais aprovados em concurso público”, o que revoltou a categoria. As vagas são para escolas municipais e Ceinfs (Centros de Educação Infantil).

Em novembro foram chamados 332 profissionais dos 613 aprovados, conforme dados da Semad. Porém, alguns não se apresentaram ou não foram aprovados em outras etapas do concurso, o que resultou, no fim, em 252 concursados ainda na lista de espera.

O grupo garante que já ingressou com ação na Justiça para que possam ser nomeados e aguardam um posicionamento da prefeitura. O MPE (Ministério Público Estadual) também ingressou com ação civil pública na Justiça para obrigar a contratação de 281 professores aprovados no concurso de 2009.

A pedagoga Marlene Batista, 40 anos, afirmou que o grupo vai se articular a partir de hoje até que os aprovados sejam nomeados.

“Fomos aprovados em concurso e aguardamos a nomeação que, inclusive, era promessa de campanha do prefeito, de que trabalharia com concursado”.

Outra pedagoga de 27 anos, que preferiu não se identificar, disse que a esperança é de ser chamada para vaga pura, ou, ao menos, na contratação de temporários, que tem inscrições abertas até o dia 20 de janeiro. “Trabalhava em vaga pura que podia ser minha, enquanto concursada”, disse.

A maioria dos aprovados que espera a nomeação, trabalhou em 2013 como temporário, por isso eles tentam com o protesto fazer com que o Executivo responda com a nomeação.

Os manifestantes prometem ficar em frente ao prédio do Executivo o dia todo. Dentre os cartazes estão frases como: “Senhor prefeito não somos inexistentes, somos de um concurso vigente”, “Aprovados em concurso existem sim! Estamos aqui”.

SIGA-NOS NO Google News