Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professora recebe homenagem emocionante em sua despedida em Campo Grande

Campo Grande News - 26 de abril de 2017 - 09:45

A pedagoga Eliane Greice Davanço, que residiu por muitos anos em Cassilândia, foi homenageada em Campo Grande na noite de ontem por seus alunos e ex-alunos. (Foto: Thailla Torres)
A pedagoga Eliane Greice Davanço, que residiu por muitos anos em Cassilândia, foi homenageada em Campo Grande na noite de ontem por seus alunos e ex-alunos. (Foto: Thailla Torres)

A paixão que Eliane tem pela sala de aula sempre conduziu os alunos a um carinho eterno pela professora. Para retribuir anos de dedicação pela universidade, a noite de terça-feira foi marcada com uma homenagem por ex-alunos do curso de Pedagogia e mestrado da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

No anfiteatro da universidade, amigos, professores e familiares emocionaram convidados ao aparecem cantando parabéns pelo aniversário da professora Eliane Greice Davanço Nogueira, de 58 anos, comemorado na última segunda-feira e também agradecendo pelos 30 anos de profissão como educadora.

Psicóloga, Pedagoga e doutora em Educação, Eliane, espera pela aposentadoria em casa. Atualmente, ela deixa a graduação e permanece apenas no grupo de pesquisa do mestrado, desenvolvido por ela, dentro da universidade.

Em seu aniversário, todo ano, alunos fazem uma surpresa diferente. Na semana passada, outdoor foi colocado na avenida Euler de Azevedo em sua homenagem. Já a noite de ontem, foi de agradecimento pelas décadas de amor, coragem e iniciativa que merecidamente despertaram o afeto de muitos alunos.

A comemoração foi organizada há um mês por ex-acadêmicos do curso de Pedagogia das turmas de 2008 a 2017, além de estudantes do mestrado. Com apoio da família e amigos de Eliane, veio a surpresa com a presença da Banda Municipal tocando "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos, seguida de "Aquarela", de Toquinho, uma das canções preferidas da professora.

Sentada em uma mesa de frente para a plateia, ela escutou atenta e emocionada a todos os discursos. Recebeu abraço, carinho e muitos agradecimentos. A introdução dos egressos, explicando o motivo da presença de tanta gente naquele momento, arrancou lágrimas da homenageada.

No palco, um dos convidados tinha carga extra de emoção. Rosaura Soligo, professora e amiga há 40 anos de Eliane, não poupou elogios. "Eu tenho o maior orgulho do mundo pela amiga e seu compromisso com a educação. Você esteve comigo em todos os momentos da minha vida", agradeceu Rosaura.

Professora e ex-aluna de Eliane, Lindalva Sousa, nem precisou do papel para recordar como a professora transformou sua vida. "Você tem o poder de empoderar os alunos. Impossível não ser grata à senhora por tudo. Me ensinou a acreditar em mim, mostrou um caminho onde eu não exergava que era capaz de tanto", declarou.

A maneira como Eliane sempre educou, foi decisivo para tanta admiração ressalta a mestre em educação e doutoranda da UFMS, Sandra Novais, uma das organizadoras da homenagem. "O que Eliane sempre teve foi uma coerência entre o discurso que ela dava em sala de aula e o que ela realmente vive. Tudo que ela nos ensinou foi muito verdadeiro, mas sempre carregado de amor e humanidade. Ela é um exemplo de profissional que usa o cargo que tem para produzir conhecimento", declara.

No discurso, a voz quase faltou, mas Eliane agradeceu com todo carinho. Bastante emocionada, ela diz que não sabe explicar o motivo de tanta admiração, mas sim que levou a seguir a profissão com tanto empenho. "Ainda mantenho na minha vida aquele frescor de quando eu comecei. Não tenho em mim o domínio de tudo, mas o privilégio de me surpreender com o aluno. Tenho uma relação de escuta e adoro ouvir o que eles tem a me dizer sobre tudo", explica Eliane.

A professora que nunca pensou em dar aula, foi durante atuação como psicóloga no interior de Mato Grosso do Sul que recebeu o convite para lecionar no magistério. "Foi paixão à primeira vista. E a relação que mantenho com meus alunos é uma marca que mantenho até hoje. Como sou na vida, sou em sala de aula. Não há como ser diferente".

Depois de virar homenageada por toda parte, ela resume sobre os alunos. "Eles são incansáveis e incríveis a todo momento", diz.

O trabalho de Eliane é sempre acompanhado de emoção e intimidade com a garra do aluno. "Quando entro em sala, não é só a profissional, entra junto uma pessoa. Me emociono, defendo e tenho um compromisso enorme, porque acredito que a educação é a grande porta aberta para que esse aluno possa ampliar o olhar dele. Só assim ele sai daqui enriquecido pelo ambiente educacional".

Com afeto, respeito e muito profissionalismo, Eliane formou professores e conseguiu amigos para vida toda. "Sempre tive comigo que conhecimento não rima com dor. Rima com sentido, prazer e é isso que tento despertar nesse aluno. É tudo que eu mantenho com qualquer outro ser humano. Por isso ficou muito feliz de tantos egressos que tornaram-se amigos. Isso me toca muito e então acredito que nada vai acabar, estamos apensas reformulando", declara a professora.

SIGA-NOS NO Google News