Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

03/07/2015 09:27

Professora escreve sobre o uso da internet nos dias atuais

Maria José de Assis (*)
Professora Maria JoséProfessora Maria José

Internet: atinja o alvo certo

A internet está presente em nossas vidas há quase meio século, desde o aparecimento dos primeiros computadores interligando pessoas. Ela é uma ferramenta importante frente a essa globalização que vivemos, mas às vezes é usada de forma abusiva, o que causa uma dependência dos usuários, principalmente dos jovens.

A tecnologia em rede chegou para ficar e é a mais preferida pelos adolescentes. Com o a criação de Bill Gates e Steve Jobs, o mercado se tornou sonho de consumo com celulares modernos, Tablets, IPod, IPhone e muitos outros aparelhos que fazem a comunicação on line. Mas toda essa modernidade tem um preço; não só o valor de mercado, mas também o vício que ela causa nos seus usuários. Se tratando dos “teens”, ainda é pior, estes se alienam de uma forma imensurável, deixando até mesmo de prestar atenção no que ocorre à sua volta.

É fato que todos esses meios de interação aproximam pessoas, diminuem fronteiras, só que da mesma forma que eles agem para isso, fazem o triste papel de distanciar quem está perto. Exemplo disso são as rodinhas de colegas, que estão presentes fisicamente, mas longe virtualmente. Navegam pelo espaço, encontrando companhias virtuais a milhares de quilômetros, deixando de passar momentos felizes com os amigos, com a família; período que são suscetíveis a cair em armadilhas de estranhos, que utilizam as redes para ludibriar pessoas ingênuas.

Levando essa ferramenta para o lado da educação, nota-se que houve um avanço muito grande do ensino nas escolas. Aulas são dadas com mais tecnologia, professores têm mais suporte nas suas atividades, e os alunos saem ganhando com essa parceria, porém muitos fazem do celular um uso constante na sala de aula, o que causa uma falta de atenção dele, no momento em que o docente precisa exercer seu papel diante de seus educandos, explicando conteúdos.

É preciso haver cautela diante dessa arma virtual. Ela pode matar cérebros e relacionamentos. 0 tiro precisa acertar o alvo, para qual ela foi criada: atingir maior conhecimento, entretenimento e maior interação. Diante disso, os pais precisam tomar cuidado, policiar o uso nos lugares que prejudicarão seus filhos, observar qual site eles estão acessando. E quanto ao governo, além das leis que já deram o marco civil na internet, precisa fazer elas valerem. Assim, estaremos criando pessoas para conectar, e não conexão para alienar.

(*) Professora

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)