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Professora de MS recebe prêmio das mãos do ministro

14 de novembro de 2005 - 09:48

A professora Cristina Pires Dias Lins, da Escola Municipal Neil Fioravanti, em Dourados – MS, foi agraciada pelo Prêmio Professores do Brasil, na categoria Ensino Fundamental, com o projeto Intercâmbio cultural: Indígenas e não indígenas respeitando as diferenças, repudiando as injustiças e discriminações. O prêmio valoriza o empenho dos professores brasileiros que atuam na educação infantil e no ensino fundamental e contribuem de forma inovadora para o desenvolvimento do setor.

O prêmio é fruto da união de duas importantes e tradicionais premiações do Brasil: o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, promovido pela Fundação Bunge há 10 anos, e o Prêmio Qualidade na Educação Infantil, oferecido pela Fundação Orsa há 6 anos. Ambas as instituições, em parceria com o Ministério da Educação, somaram potencialidades e experiências para premiar 20 professores de todo o País, sendo 10 da educação infantil e 10 do ensino fundamental.

Os vencedores serão contemplados com um prêmio de R$ 5.000,00 e receberão, além de um diploma, um troféu criado especialmente para a ocasião pela artista plástica Maria Bonomi. Os ganhadores viajarão à Brasília, sem custos, para a solenidade de entrega do prêmio, que será realizada em 23 de novembro, com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Paralelamente, a Fundação Bunge e a Fundação Orsa, juntamente com o Ministério da Educação, promoverão o I Seminário Professores do Brasil, em Brasília, em 22 de novembro. O evento tem como objetivo permitir a troca de experiências entre os educadores premiados e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal.

Sobre o projeto - “Intercambio cultural: Indígenas e não indígenas respeitando as diferenças, repudiando as injustiças e discriminações”

O projeto “Intercambio cultural: Indígenas e não indígenas respeitando as diferenças, repudiando as injustiças e discriminações” surgiu com o objetivo de fazer os alunos respeitarem a diversidade cultural e os valores indígenas. Para isso a professora utilizou livros, recortes e colagens para resgatar e contar a histórias dos índios.

Foi realizada uma campanha para arrecadar vestuário e alimentação para as tribos e visita dos índios a escola, onde foram recepcionados pelos alunos com apresentações sobre a cultura indígena.

Para finalizar, os estudantes fizeram propostas para a câmara dos deputados para a melhoria da vida dos índios da região. Duas destas propostas viraram projetos de leis.

Por meio do projeto, a professora Cristina conseguiu promover a inclusão social dos indígenas e avanços nas áreas de ensino.


Sobre a Fundação Bunge

Criada em 1955, a Fundação Bunge, braço social das empresas Bunge no Brasil, tem suas atividades focadas na área da educação, com ênfase no ensino fundamental. Valoriza o conhecimento, incentiva o voluntariado e promove ações educativas e de preservação da memória empresarial. Dentre as iniciativas realizadas, destacam-se o programa de voluntariado corporativo Comunidade Educativa, o Centro de Memória Bunge, o Prêmio Fundação Bunge e o Prêmio Professores do Brasil, além do ReciCriar – A Pedagogia do Possível.

Sobre a Fundação Orsa

Criada em 1994, a Fundação Orsa promove a formação integral de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Ela atua como Sementeira, estabelecendo modelos de propostas com objetivo de propor, influenciar e melhorar políticas públicas. Com atuação nas áreas de Educação, Saúde e Promoção Social, a Fundação Orsa realiza mais de 1 milhão de atendimentos/ano, trabalho realizado dentro de um planejamento de longo prazo via repasse de 1% do faturamento bruto anual das empresas do Grupo Orsa e aos recursos de diversas parcerias.



Assessoria de Imprensa da Fundação Bunge

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