Cassilândia, Sábado, 20 de Julho de 2019

Últimas Notícias

17/10/2011 18:31

Professora de Letras da UEMS lança livro sobre Lima Barreto

Brasiluza Neves , noticiasms

Campo Grande (MS) - A professora da UEMS, Zélia Nolasco Santos Freire, lança, em 21 de outubro, o livro “Lima Barreto e a literatura comparada: ensaios”. O lançamento acontece em Dourados, na Livraria Canto das Letras, situada na avenida Weimar Gonçalves Torres, 2440.

Sobre a Obra



A Profª. Drª. Sílvia Azevedo (Unesp/Assis/SP) apresenta a obra da professora Zelia Nolasco Freire do seguinte modo:



Os ensaios reunidos sob o título Lima Barreto e a Literatura Comparada: Ensaios permitem ser lidos como expressão da trajetória de Zélia Nolasco como leitora e pesquisadora da obra de Lima Barreto.



Dos dez textos que compõem o livro, oito têm relação com o universo literário barretiano, investigado sob vários aspectos, seja a análise da relação entre espaço urbano e suas repercussões no comportamento das personagens, seja a leitura do conto “Sua Excelência”, no qual o escritor recupera características próprias do gênero. No entanto, é a perspectiva comparativa que garante unidade aos ensaios sobre Lima Barreto, com destaque para o diálogo com Machado de Assis e Leon Tolstói. Outro veio de pesquisa comparativa provém do “arquivo literário” de Lima Barreto, ou seja, a biblioteca do escritor, da qual faziam parte, entre outros, autores da literatura russa do século XIX - Dostoievski, Tolstói, Turguênief -, com os quais Lima estabeleceu profícuo diálogo intertextual. Mas será com Leon Tolstói com quem o escritor brasileiro manterá maior contato, posto que ambos compreendiam a literatura como elemento de transformação social, conforme expuseram em textos de caráter mais propriamente doutrinário, como, “O que é a arte”, de Tolstói, e “O destino da literatura”, de Lima.



Zélia Nolasco empreende instigante leitura dos dois textos, preocupada em destacar não apenas aspectos comuns, mas também pontos que distanciam os dois escritores, conforme a prática comparativa é compreendida na contemporaneidade.



Sobre a Autora



Zélia R. Nolasco dos S. Freire é licenciada em Letras pela UFMS (1990). Possui Especialização em Literatura Comparada pela UFMS (1994) e Metodologia do Ensino Superior (1997) pela Unigran. Iniciou em 2001, na UEMS, como professora dos Cursos de Letras e do Curso de Especialização Lato Sensu em Estudos Literários. Possui Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (2005) e Doutorado em Letras (2009), ambos pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Publicou Lima Barreto: Imagem e Linguagem (2005), pela Editora Annablume.



Fonte: UEMS


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 19 de Julho de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Quinta, 18 de Julho de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)