Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professora de Letras da UEMS lança livro sobre Lima Barreto

Brasiluza Neves , noticiasms - 17 de outubro de 2011 - 18:31

Campo Grande (MS) - A professora da UEMS, Zélia Nolasco Santos Freire, lança, em 21 de outubro, o livro “Lima Barreto e a literatura comparada: ensaios”. O lançamento acontece em Dourados, na Livraria Canto das Letras, situada na avenida Weimar Gonçalves Torres, 2440.

Sobre a Obra



A Profª. Drª. Sílvia Azevedo (Unesp/Assis/SP) apresenta a obra da professora Zelia Nolasco Freire do seguinte modo:



Os ensaios reunidos sob o título Lima Barreto e a Literatura Comparada: Ensaios permitem ser lidos como expressão da trajetória de Zélia Nolasco como leitora e pesquisadora da obra de Lima Barreto.



Dos dez textos que compõem o livro, oito têm relação com o universo literário barretiano, investigado sob vários aspectos, seja a análise da relação entre espaço urbano e suas repercussões no comportamento das personagens, seja a leitura do conto “Sua Excelência”, no qual o escritor recupera características próprias do gênero. No entanto, é a perspectiva comparativa que garante unidade aos ensaios sobre Lima Barreto, com destaque para o diálogo com Machado de Assis e Leon Tolstói. Outro veio de pesquisa comparativa provém do “arquivo literário” de Lima Barreto, ou seja, a biblioteca do escritor, da qual faziam parte, entre outros, autores da literatura russa do século XIX - Dostoievski, Tolstói, Turguênief -, com os quais Lima estabeleceu profícuo diálogo intertextual. Mas será com Leon Tolstói com quem o escritor brasileiro manterá maior contato, posto que ambos compreendiam a literatura como elemento de transformação social, conforme expuseram em textos de caráter mais propriamente doutrinário, como, “O que é a arte”, de Tolstói, e “O destino da literatura”, de Lima.



Zélia Nolasco empreende instigante leitura dos dois textos, preocupada em destacar não apenas aspectos comuns, mas também pontos que distanciam os dois escritores, conforme a prática comparativa é compreendida na contemporaneidade.



Sobre a Autora



Zélia R. Nolasco dos S. Freire é licenciada em Letras pela UFMS (1990). Possui Especialização em Literatura Comparada pela UFMS (1994) e Metodologia do Ensino Superior (1997) pela Unigran. Iniciou em 2001, na UEMS, como professora dos Cursos de Letras e do Curso de Especialização Lato Sensu em Estudos Literários. Possui Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (2005) e Doutorado em Letras (2009), ambos pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Publicou Lima Barreto: Imagem e Linguagem (2005), pela Editora Annablume.



Fonte: UEMS


SIGA-NOS NO Google News