Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professora da UEMS recebe Diploma de Honra ao Mérito Agronômico

UEMS - 09 de dezembro de 2015 - 09:04

Professora da UEMS recebe Diploma de Honra ao Mérito Agronômico

No dia 3 de dezembro, a professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Cassilândia, Dra. Luciana Cláudia Toscano Maruyama, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Arnaldo Estevão de Figueiredo” de Reconhecimento Profissional Agronômico. No evento a categoria dos engenheiros agrônomos foi homenageada na Assembleia Legislativa em solenidade de reconhecimento aos serviços prestados por esses profissionais à Mato Grosso do Sul.

A homenagem, proposta pelo deputado Renato Câmara com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS, contou com a participação do coral da Assembleia Legislativa que abriu a noite com músicas relacionadas à terra. Foram entregues homenagens para 33 agrônomos de diversas áreas de atuação.

A comenda leva o nome de Arnaldo Estevão de Figueiredo, um dos primeiros engenheiros agrônomos de Mato Grosso do Sul conhecido pelo seu trabalho na demarcação de terras. Arnaldo também deixou seu legado político ao ser governador do então estado do Mato Grosso e prefeito de Campo Grande.

Propositor da homenagem, Renato Câmara, falou do significado e importância da comenda, “na época do Império, uma Comenda era expedida pelos reis. Hoje, a Casa do Povo, o Poder Legislativo, é quem oferece a Comenda como forma de reconhecimento àqueles que têm contribuído com o engrandecimento da nossa sociedade. Nesta noite, celebramos as o trabalho dos engenheiros agrônomos como grande responsável pelo valor e potencialidade da agropecuária, agronegócio, da permanência do homem no campo e do fortalecimento da agricultura familiar do nosso Estado”.

“A honraria é uma forma de fortalecer nossos profissionais e agradecer suas contribuições para o desenvolvimento do agronegócio e, em consequência, da economia do nosso estado”, destaca o presidente do Crea- MS, Dirson Artur Freitag.

Sobre a homenageada

Luciana Cláudia Toscano Maruyama é professora orientadora do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Agronomia, área de concentração: Sustentabilidade na Agricultura e professora adjunta no curso de graduação em Agronomia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Cassilândia, MS. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Agronomia (Entomologia Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Agronomia Entomologia Agrícola Jaboticabal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001).

SIGA-NOS NO Google News