Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/07/2011 07:13

Professor que caminhou de São Paulo a Brasília terá encontro com a presidência

Pluricom
Chegada de Backer a  Brasília, em 30 de dezembro, após 1.040 km de caminhada, 40 dias na estrada e 27 cidades visitadasChegada de Backer a Brasília, em 30 de dezembro, após 1.040 km de caminhada, 40 dias na estrada e 27 cidades visitadas

Na próxima quinta-feira, dia 14 de julho, o professor universitário Backer Ribeiro entrega à Secretaria-Geral da Presidência da República, em Brasília, uma carta que reúne os pedidos de milhares de brasileiros para a presidente Dilma Roussef – a “Carta de um brasileiro”. Backer será Chegada de Backer a Brasília, em 30 de dezembro, após 1.040 km de caminhada, 40 dias na estrada e 27 cidades visitadas.
recebido pelo ministro Gilberto Carvalho no Palácio do Planalto, encerrando assim uma caminhada que, literalmente, se iniciou na Praça da Sé, em São Paulo. “Estamos com um sentimento de dever cumprido. Agora só resta esperar para que os pedidos sejam realmente ouvidos e atendidos pelo governo”, anseia Backer.

No dia 21 de novembro de 2010 o professor deu o primeiro dos muitos passos que seriam necessários para chegar à capital do Brasil. Saindo da Praça da Sé, em São Paulo, ele percorreu 1040 quilômetros durante 40 dias. Era o início de um projeto cujo propósito de reunir os pedidos do povo brasileiro e entregá-los à presidente eleita, Dilma Rousseff.

Idealizado por Backer e um grupo de amigos, o projeto “Carta de um brasileiro” é apartidário e foi bancado com recursos próprios. Outros cinco profissionais, entre eles uma produtora, um cinegrafista e um fotógrafo, estiveram com o professor durante a caminhada, dando todo o apoio necessário e fazendo os registros do dia a dia do projeto. “Foi uma grande experiência de vida para mim e para todos os que estiveram ao meu lado. Pudemos conhecer um pouco mais da essência dos brasileiros. Vimos como as decisões dos governantes interferem diretamente na história de vida das pessoas”, afirma o professor.

Ao todo, o grupo reuniu mais de 5 mil pedidos que ajudaram a compor uma carta sintetizando todos os desejos da população. “Percebemos que o povo brasileiro é muito simples, não precisa de muito para ser feliz. Tudo o que eles querem é uma renda digna, moradia segura, educação e saúde de qualidade. Eles querem poucas melhorias no seu dia a dia”, destaca.

O projeto também foi embasado por uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 15 e 18 de outubro de 2010. Mais de 2 mil pessoas de 140 municípios do país responderam à seguinte pergunta: “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito, o que você pediria a ele?”. As respostas destacam saúde e emprego como prioridade nacional. São citados também a melhora na educação e a garantia de segurança.

Segundo Backer, uma das maiores surpresas ao longo do projeto foi perceber o otimismo e a esperança dos brasileiros em relação à nova presidente. “Encontramos muitas pessoas felizes por terem escolhido uma mulher para a presidência. Para eles, isso significa uma renovação e uma forma de ter mais ética e seriedade na política”, lembra. \"O povo estava certo”, afirma Backer. “Nos primeiros 6 meses de governo, a postura ética da presidente Dilma Rousseff é o reflexo do que o povo já previa\".

O projeto não se encerrará com a entrega da carta. A equipe está envolvida e trabalhando na produção de um vídeo documentário, um livro e uma exposição fotográfica itinerante, que irão registrar toda a emoção vivida durante os 40 dias de caminhada. \"Estamos aguardando a aprovação da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Ministério da Cultura. Aprovados e com incentivo fiscal, nós iremos buscar parceiros para produzir tudo\", antecipa o professor.

Cobertura do evento
Data: 14/07/11 - quinta-feira
Local: Palácio do Planalto - 4º andar - Sala 432
Horário: 16h30
Informações para credenciamento de imprensa no local.



--------------------------------------------------------------------------------

O projeto

O Projeto “Carta de um brasileiro” é uma manifestação de um grupo de cidadãos comuns, realizado com recursos próprios e totalmente desvinculado de partidos políticos e de instituições públicas e privadas. Buscou criar uma nova forma de participação popular e dar voz a todo e qualquer cidadão que quisesse se manifestar diante do novo governo.
Backer Ribeiro, 44 anos, relações públicas, mestre em ciências da comunicação. Doutorando e professor conferencista da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, professor do curso de Relações Públicas da FAAP (SP). Também é diretor da Communità, consultoria especializada em comunicação para a sustentabilidade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)