Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/01/2005 14:14

Professor explica origem dos terremotos

Benedito Mendonça / ABr

O professor Marcelo Assunção, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de Brasília, explicou que os terremotos são o resultado do aumento de tensões geológicas, que aumentam gradualmente durante dezenas e centenas de milhões de anos.

"Essas tensões vão deformando a crosta terrestre e chega uma hora que a crosta não agüenta e se rompe. Essa ruptura ou deslizamento de bloco é bastante rápida e isso geralmente ocorre numa falha geológica", explica ele. Essa movimentação repentina provoca vibrações que se propagam a grandes distâncias podendo causar destruição.

Segundo Assunção, o poder de destruição dos terremotos está relacionado com o local onde eles ocorrem e as características das edificações dessas regiões. Se elas forem adaptadas, há menos riscos de danos. "Se ocorrer em uma região desabitada, como em 1955 no Mato Grosso, não vai haver dano nenhum, mas, se a região for densamente povoada os danos podem ser extremamente graves", advertiu.

O professor participou do evento 50 anos do Maior Sismo Brasileiro, promovido hoje (31) pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)