Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professor diz que tema da redação é atual e foi bem escolhido

Mariana Tokarnia, Agência Brasil - 27 de outubro de 2013 - 16:02

Brasília – O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi bem escolhido este ano. Para o professor Lúcio Manga, que dá aula de redação no Centro Educacional Charles Darwin e do Centro Educacional Leonardo da Vinci de Vitória (ES), o tema Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil é atual e teve destaque na mídia ao longo do ano. "O aluno que acompanhou os noticiários não terá problemas", disse o professor.

Manga lembrou que uma das críticas ao tema do ano passado, Movimento imigratório para o Brasil no século 20, foi justamente o fato de não ter ficado em evidência nos meios de comunicação.

A nova Lei Seca, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no final do ano passado, prevê punições mais rígidas para motoristas que forem pegos dirigindo alcoolizados. Além de ter o direito de dirigir suspenso por um ano, os motoristas flagrados terão de pagar multa de R$ 1.915,30. Manga disse que chegou a trabalhar o assunto em sala de aula com os alunos.

Pelas regras do Enem, os candidatos têm de desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, opinar sobre o assunto e propor uma solução. "O estudante pode abordar questões como problemas na fiscalização dos motoristas e a educação no trânsito", sugeriu o professor. Eles devem apresentar uma tese no primeiro parágrafo, "têm que defender um ponto de vista e ilustrar ao longo da redação por que isso acontece e quais as consequências disso na sociedade", explicou Manga.

Para ele, saber muitos dados de memória, como o número de carteiras apreendidas com base na lei, não vai definir a nota do candidato. "É importante prestar atenção na coletânea da prova: os textos do exame vão indicar o caminho que se deve percorrer. É preciso ler os textos e usá-los como base, sem copiá-los". Citar exemplos de casos ou de situações que ilustrem o texto também é positivo. "Valoriza o texto argumentativo."

Na prova de hoje (27), é preciso organizar o tempo para escrever a redação e responder a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. São cinco horas e meia para fazer todo o exame e preencher o cartão de resposta.

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Todos os anos, a redação é alvo de disputas na Justiça, pois as notas não são passíveis de recurso. O Inep divulga o espelho da redação apenas para fins pedagógicos, para que o estudante saiba a nota que tirou em cada competência.

A edição de 2013 do Enem teve número de inscrições recorde: mais de 7,1 milhões de estudantes. As provas estão sendo aplicadas em 1.161 cidades em 16.355. No Distrito Federal, são 315 locais. Hoje as questões são de linguagem, códigos, matemática e suas tecnologias, além da redação. Os gabaritos dos dois dias de provas serão divulgados até o dia 30, no endereço www.enem.inep.gov.br.

O serviço de atendimento ao cidadão do Ministério da Educação funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.

Edição: Nádia Franco

SIGA-NOS NO Google News