Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professor desenvolve programa que corrige provas

Dourados News - 11 de abril de 2005 - 13:03

Um programa desenvolvido durante seis anos pelo professor de sociologia Ed Brent, da Univerisdade de Missouri (www.missouri.edu), nos Estados Unidos, vem sendo testado com alunos desde 2003. O software promete ser um grande auxiliar dos docentes.

Batizado de Qualrus, o programa faz a correção das provas, analisando sentenças e até mesmo a estrutura do texto, interpretando idéias e argumentos. Brent garante que o programa é muito sofisticado e não se limita a um leitor de códigos. As provas são escaneadas e analisadas por meio de palavras-chave, frases e padrões de linguagem específicos.

Os alunos baixam os resultados com "anotações" diretamente do sistema através da Web. Cada trabalho recebe uma nota numérica baseada em uma série de requisitos pré-estabelecidos pelo professor.

Brent estima ter economizado mais de 200 horas de trabalho por semestre no curso de sociologia, que é frequentado por 140 alunos. Ele diz que avaliações finais, que ele lê de fato, estão muito melhores por conta da ajuda do programa, que custa US$ 399 para escolas e US$ 699 para empresas, por unidade.

O Qualrus não é o primeiro programa desse tipo. Escolas de ensino médio no estado de Indiana já utilizam um sistema parecido, o e-rater, para avaliar testes de inglês.

SIGA-NOS NO Google News