Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professor defende mudanças no ensino superior

Arthur Braga/ABr - 26 de abril de 2005 - 10:00

Mudanças no ensino superior na Europa, como a flexibilização de currículos e conteúdos dos cursos, além de menor duração de programas de graduação e pós-graduação, foram defendidas durante o seminário internacional Reforma e Avaliação da Educação Superior pelo professor Guy Haug, membro da Comissão Européia pelo Espaço Universitário.

O objetivo dessas mudanças, explicou, é garantir uma entrada mais rápida no mercado de trabalho. A reforma que vem sendo discutida por ministros de Educação na União Européia prevê, por exemplo, a possibilidade de um aluno que se formou em Portugal ter seu diploma validado no bloco europeu.

Haug destacou que o sistema universitário europeu vem perdendo alunos na faixa de 18 a 24 anos, ao contrário dos anos 70, quando alunos de outras partes do mundo optaram por estudar em universidades européias.

Outro participante do seminário, Milton Linhares, membro do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Superior do Ministério da Educação, disse que o caminho é o regime de flexibilização, implantado no Brasil por meio da Lei de Diretrizes de Base. "Esse é um ponto em comum com a discussão que se realiza na União Européia sobre a reforma universitária", completou.

SIGA-NOS NO Google News