Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professor da UFMS sugere produto contra a leishmaniose

Aline dos Santos - Campo Grande News - 17 de setembro de 2007 - 14:31

O professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e médico-veterinário André Luís Soares da Fonseca aponta que o produto “Cyperpour-on” pode ser utilizado em cachorros como repelente ao mosquito flebótomo, transmissor da leishmaniose. Atualmente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande distribui coleira para os animais. “A substância tem o mesmo princípio da coleira, um piretróide”, afirma. Conforme André Luís, o produto deve ser aplicado, como se fosse um gel, na ponta das orelhas, focinho (local onde o mosquito pica), nuca e dorso do cachorro.

A pessoa deve utilizar luvas e lavar as mãos após aplicar o inseticida, que também atua como repelente contra carrapatos, sarna, piolhos e pulgas. O produto não deve ser aplicado sob o sol. “A aplicação deve ser feita uma vez por mês ou após cada banho”, explica. Para cães até 10 quilos, deve ser utilizado 1ml (mililitro) do produto; de 10 a 20 quilos, 2 ml; de 20 a 30 quilos, 3 ml; e de 30 a 40 quilos, 4 ml.

Na coleira, é utilizada a deltametrina e no produto sugerido, a cipermetrina. “O CCZ de Corumbá fez estudo com um princípio ativo semelhante ao do Cyperpour-on e obteve bons resultados”, afirma. O professor destaca o baixo custo do produto, que sugere que seja utilizado se as coleiras, com validade de seis meses, não forem trocadas. “O litro custa R$ 10”, afirma.

SIGA-NOS NO Google News