Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/09/2007 14:31

Professor da UFMS sugere produto contra a leishmaniose

Aline dos Santos - Campo Grande News

O professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e médico-veterinário André Luís Soares da Fonseca aponta que o produto “Cyperpour-on” pode ser utilizado em cachorros como repelente ao mosquito flebótomo, transmissor da leishmaniose. Atualmente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande distribui coleira para os animais. “A substância tem o mesmo princípio da coleira, um piretróide”, afirma. Conforme André Luís, o produto deve ser aplicado, como se fosse um gel, na ponta das orelhas, focinho (local onde o mosquito pica), nuca e dorso do cachorro.

A pessoa deve utilizar luvas e lavar as mãos após aplicar o inseticida, que também atua como repelente contra carrapatos, sarna, piolhos e pulgas. O produto não deve ser aplicado sob o sol. “A aplicação deve ser feita uma vez por mês ou após cada banho”, explica. Para cães até 10 quilos, deve ser utilizado 1ml (mililitro) do produto; de 10 a 20 quilos, 2 ml; de 20 a 30 quilos, 3 ml; e de 30 a 40 quilos, 4 ml.

Na coleira, é utilizada a deltametrina e no produto sugerido, a cipermetrina. “O CCZ de Corumbá fez estudo com um princípio ativo semelhante ao do Cyperpour-on e obteve bons resultados”, afirma. O professor destaca o baixo custo do produto, que sugere que seja utilizado se as coleiras, com validade de seis meses, não forem trocadas. “O litro custa R$ 10”, afirma.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)