Cassilândia, Terça-feira, 19 de Março de 2019

Últimas Notícias

17/09/2007 14:31

Professor da UFMS sugere produto contra a leishmaniose

Aline dos Santos - Campo Grande News

O professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e médico-veterinário André Luís Soares da Fonseca aponta que o produto “Cyperpour-on” pode ser utilizado em cachorros como repelente ao mosquito flebótomo, transmissor da leishmaniose. Atualmente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande distribui coleira para os animais. “A substância tem o mesmo princípio da coleira, um piretróide”, afirma. Conforme André Luís, o produto deve ser aplicado, como se fosse um gel, na ponta das orelhas, focinho (local onde o mosquito pica), nuca e dorso do cachorro.

A pessoa deve utilizar luvas e lavar as mãos após aplicar o inseticida, que também atua como repelente contra carrapatos, sarna, piolhos e pulgas. O produto não deve ser aplicado sob o sol. “A aplicação deve ser feita uma vez por mês ou após cada banho”, explica. Para cães até 10 quilos, deve ser utilizado 1ml (mililitro) do produto; de 10 a 20 quilos, 2 ml; de 20 a 30 quilos, 3 ml; e de 30 a 40 quilos, 4 ml.

Na coleira, é utilizada a deltametrina e no produto sugerido, a cipermetrina. “O CCZ de Corumbá fez estudo com um princípio ativo semelhante ao do Cyperpour-on e obteve bons resultados”, afirma. O professor destaca o baixo custo do produto, que sugere que seja utilizado se as coleiras, com validade de seis meses, não forem trocadas. “O litro custa R$ 10”, afirma.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Março de 2019
Domingo, 17 de Março de 2019
09:00
Santo do dia
Sábado, 16 de Março de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)