Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/05/2005 08:48

Professor apresenta perfil do jogador de futebol negro

Agência Câmara

O professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) José Jairo Vieira apresentou , em audiência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, um perfil do jogador de futebol negro no Rio de Janeiro. A partir de pesquisa divulgada em sua tese de doutorado, o professor constatou que os jogadores negros têm maior dificuldade de ascensão social.
De acordo com o estudo, 38% desses jogadores ganham salário mínimo, e apenas 6% dos negros jogam na posição de goleiro. "Ninguém se espanta se metade dos jogadores de futebol da Seleção forem negros, mas o espanto seria grande se 50% da comissão técnica fosse de pessoas negras", afirma Vieira.

Escolaridade
No que se refere à escolaridade, 60% dos pais de jogadores negros concluíram o primeiro grau e 42% têm primeiro grau incompleto. No caso dos jogadores brancos, 32% de seus pais têm segundo grau completo e 18% possuem nível universitário. Segundo o professor, esses números derrubam o mito de que o futebol não é usado pela classe média como ocupação para os filhos.

Combate ao racismo
Vieira ressaltou que é necessário realizar uma pesquisa em âmbito nacional para ampliar as conclusões de seu estudo. Ele sugeriu ainda a distribuição, nas escolas, de material informativo contra a discriminação racial no esporte; e a promoção de espaços para debater o assunto.


Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Pierre Triboli

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)