Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Professor apresenta perfil do jogador de futebol negro

Agência Câmara - 19 de maio de 2005 - 08:48

O professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) José Jairo Vieira apresentou , em audiência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, um perfil do jogador de futebol negro no Rio de Janeiro. A partir de pesquisa divulgada em sua tese de doutorado, o professor constatou que os jogadores negros têm maior dificuldade de ascensão social.
De acordo com o estudo, 38% desses jogadores ganham salário mínimo, e apenas 6% dos negros jogam na posição de goleiro. "Ninguém se espanta se metade dos jogadores de futebol da Seleção forem negros, mas o espanto seria grande se 50% da comissão técnica fosse de pessoas negras", afirma Vieira.

Escolaridade
No que se refere à escolaridade, 60% dos pais de jogadores negros concluíram o primeiro grau e 42% têm primeiro grau incompleto. No caso dos jogadores brancos, 32% de seus pais têm segundo grau completo e 18% possuem nível universitário. Segundo o professor, esses números derrubam o mito de que o futebol não é usado pela classe média como ocupação para os filhos.

Combate ao racismo
Vieira ressaltou que é necessário realizar uma pesquisa em âmbito nacional para ampliar as conclusões de seu estudo. Ele sugeriu ainda a distribuição, nas escolas, de material informativo contra a discriminação racial no esporte; e a promoção de espaços para debater o assunto.


Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Pierre Triboli

SIGA-NOS NO Google News