Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

19/05/2005 08:48

Professor apresenta perfil do jogador de futebol negro

Agência Câmara

O professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) José Jairo Vieira apresentou , em audiência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, um perfil do jogador de futebol negro no Rio de Janeiro. A partir de pesquisa divulgada em sua tese de doutorado, o professor constatou que os jogadores negros têm maior dificuldade de ascensão social.
De acordo com o estudo, 38% desses jogadores ganham salário mínimo, e apenas 6% dos negros jogam na posição de goleiro. "Ninguém se espanta se metade dos jogadores de futebol da Seleção forem negros, mas o espanto seria grande se 50% da comissão técnica fosse de pessoas negras", afirma Vieira.

Escolaridade
No que se refere à escolaridade, 60% dos pais de jogadores negros concluíram o primeiro grau e 42% têm primeiro grau incompleto. No caso dos jogadores brancos, 32% de seus pais têm segundo grau completo e 18% possuem nível universitário. Segundo o professor, esses números derrubam o mito de que o futebol não é usado pela classe média como ocupação para os filhos.

Combate ao racismo
Vieira ressaltou que é necessário realizar uma pesquisa em âmbito nacional para ampliar as conclusões de seu estudo. Ele sugeriu ainda a distribuição, nas escolas, de material informativo contra a discriminação racial no esporte; e a promoção de espaços para debater o assunto.


Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Pierre Triboli

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)