Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prof. Rosildo Barcellos - Minha segunda vida!

Prof. Rosildo Barcellos* - 16 de maio de 2007 - 08:06

Quando me perguntam o que é ser articulista respondo com prazer que é aquele que procura estar sempre apoiando a população no campo cultural, talvez um tradutor do cotidiano. Eu na verdade digo para alguns o que outros queriam dizer e digo para os outros o que alguns queiram dizer. Mas nesse artigo posso ir mais além . Por exemplo, agora posso convidar os amigos para assistir em casa, diretamente de nossa TV de plasma, o mais recente clip da Ludmila Ferber “Ouço Deus me chamar” através de streaming. Não,infelizmente não ganhei na loteria. Tudo isso é fruto de uma palavra nova : Second Life,que é criação da Linden Labs, lançado em 2003, mas há alguns meses ganhou forte projeção mundial e atualmente conta com aproximadamente 6 milhões de usuários cadastrados. Em Second Life, o que importa é viver, experimentar, construir, comprar, socializar e brincar.

O Brasil foi o primeiro país a ter sua versão exclusiva do programa, que até abril de 2008 espera ter atraído 2 milhões de usuários, ampliando significativamente o atual número da comunidade brasileira no serviço, com cerca de 200 mil membros. Acredito que o sucesso do ORKUT em nosso país alavancou toda essa questão. Por conseguinte,quem estiver interessado já pode acessar o site oficial da versão nacional, em secondlifebrasil.com.br, onde a versão traduzida do programa e o suporte em português podem ser obtidos.

Mas voltando as análises,o Second Life é uma espécie de plataforma virtual 3D, de socialização que tende a extrapolar os limites de simulação do nosso mundo; similar aos games 3D, no qual avatares customizados vivem sem se importar com as diferentes temperaturas de ambiente e necessidades existenciais biológicas.Não precisamos nos preocupar com as usinas de álcool no Pantanal nem com a ferrugem asiática da soja.Todos já nascem com a certeza de sua imortalidade
O Brasil já é o 4º país no ranking de acessos e utilização. Porque chama tanta atenção ? Porque com o seu cartão de crédito você pode transformar seus dólares em Lindens, a moeda do mundo virtual. Atualmente US$ 1 equivale a quase L$ 300, o suficiente para se comprar uma cadeira. E não é só isso !Nesse nosso novo mundo encontramos por exemplo; a Petrobrás , empresa que já promoveu duas palestras virtuais com o especialista em tecnologia Ricardo Pomeranz que aconteceram simultaneamente em dois lugares: no estande real da Petrobras, montado na área de exposição do Proxxima, onde o palestrante estava presente fisicamente e, ao mesmo tempo, no auditório virtual da Petrobras criado dentro do Second Life na forma de personagem virtual (avatar).
A TAM também está presente , a companhia inaugurou um lounge instalado na ilha Berrini, de onde os visitantes poderão partir para as ilhas Milão, Paris, Inglaterra e Nova York.
Nos estandes da empresa nessas localidades, os participantes do jogo estarão sendo recebidos por avatares de um piloto e uma comissária de bordo (avatar é o nome dado às personificações dos jogadores).

Coincidindo com a chegada do papa Bento XVI ao Brasil, a Canção Nova também fez sua estréia no Second Life. A Canção Nova é administrada pela Fundação João Paulo II e foi fundada em 1978. No mundo virtual, a organização tem uma arquipélago de 25 ilhas com um total de 400 Km².Lá encontramos o CIC - Centro de Inteligência Coletiva. Nesse local são fornecidas orientações básicas de como comportar-se na ilha, informações institucionais sobre a Canção Nova no Second Life e a Rede Canção Nova de Comunicação (mundo real).A ilha conta, ainda, com uma arrojada e moderna infra-estrutura de lojas, shopping centers, prédios residenciais, uma área reservada para condomínios e recriações tridimensionais.Diversos pontos de áudio e vídeo espalhados pela ilha acompanharam a visita de Bento XVI ao Brasil, apresentando entrevistas, curiosidades, flashes ao vivo, notícias do dia e shows.
Assim, em tempos de personalidades e empresas que recorrem ao judiciário para solicitar remoção de comentários contra elas em sites, e em que o comitê responsável pelos jogos Pan Americanos no Rio PROÍBE os atletas de escreverem na Internet (incusive em seus próprios blogs e fotologs) lá encontra-se a liberdade, tanto que , o site getafirstlife.com, que é uma paródia do SecondLife.com, foi autorizado pela empresa detentora original sem problemas e questionamentos .
Nos encontramos lá no Reveillon, eu riquíssimo na praia de Copacabana e você ... bom lá você escolhe o que quer ser; afinal é a sua segunda vida.

*articulista e conselheiro da Asnarf

SIGA-NOS NO Google News