Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/05/2007 08:06

Prof. Rosildo Barcellos - Minha segunda vida!

Prof. Rosildo Barcellos*

Quando me perguntam o que é ser articulista respondo com prazer que é aquele que procura estar sempre apoiando a população no campo cultural, talvez um tradutor do cotidiano. Eu na verdade digo para alguns o que outros queriam dizer e digo para os outros o que alguns queiram dizer. Mas nesse artigo posso ir mais além . Por exemplo, agora posso convidar os amigos para assistir em casa, diretamente de nossa TV de plasma, o mais recente clip da Ludmila Ferber “Ouço Deus me chamar” através de streaming. Não,infelizmente não ganhei na loteria. Tudo isso é fruto de uma palavra nova : Second Life,que é criação da Linden Labs, lançado em 2003, mas há alguns meses ganhou forte projeção mundial e atualmente conta com aproximadamente 6 milhões de usuários cadastrados. Em Second Life, o que importa é viver, experimentar, construir, comprar, socializar e brincar.

O Brasil foi o primeiro país a ter sua versão exclusiva do programa, que até abril de 2008 espera ter atraído 2 milhões de usuários, ampliando significativamente o atual número da comunidade brasileira no serviço, com cerca de 200 mil membros. Acredito que o sucesso do ORKUT em nosso país alavancou toda essa questão. Por conseguinte,quem estiver interessado já pode acessar o site oficial da versão nacional, em secondlifebrasil.com.br, onde a versão traduzida do programa e o suporte em português podem ser obtidos.

Mas voltando as análises,o Second Life é uma espécie de plataforma virtual 3D, de socialização que tende a extrapolar os limites de simulação do nosso mundo; similar aos games 3D, no qual avatares customizados vivem sem se importar com as diferentes temperaturas de ambiente e necessidades existenciais biológicas.Não precisamos nos preocupar com as usinas de álcool no Pantanal nem com a ferrugem asiática da soja.Todos já nascem com a certeza de sua imortalidade
O Brasil já é o 4º país no ranking de acessos e utilização. Porque chama tanta atenção ? Porque com o seu cartão de crédito você pode transformar seus dólares em Lindens, a moeda do mundo virtual. Atualmente US$ 1 equivale a quase L$ 300, o suficiente para se comprar uma cadeira. E não é só isso !Nesse nosso novo mundo encontramos por exemplo; a Petrobrás , empresa que já promoveu duas palestras virtuais com o especialista em tecnologia Ricardo Pomeranz que aconteceram simultaneamente em dois lugares: no estande real da Petrobras, montado na área de exposição do Proxxima, onde o palestrante estava presente fisicamente e, ao mesmo tempo, no auditório virtual da Petrobras criado dentro do Second Life na forma de personagem virtual (avatar).
A TAM também está presente , a companhia inaugurou um lounge instalado na ilha Berrini, de onde os visitantes poderão partir para as ilhas Milão, Paris, Inglaterra e Nova York.
Nos estandes da empresa nessas localidades, os participantes do jogo estarão sendo recebidos por avatares de um piloto e uma comissária de bordo (avatar é o nome dado às personificações dos jogadores).

Coincidindo com a chegada do papa Bento XVI ao Brasil, a Canção Nova também fez sua estréia no Second Life. A Canção Nova é administrada pela Fundação João Paulo II e foi fundada em 1978. No mundo virtual, a organização tem uma arquipélago de 25 ilhas com um total de 400 Km².Lá encontramos o CIC - Centro de Inteligência Coletiva. Nesse local são fornecidas orientações básicas de como comportar-se na ilha, informações institucionais sobre a Canção Nova no Second Life e a Rede Canção Nova de Comunicação (mundo real).A ilha conta, ainda, com uma arrojada e moderna infra-estrutura de lojas, shopping centers, prédios residenciais, uma área reservada para condomínios e recriações tridimensionais.Diversos pontos de áudio e vídeo espalhados pela ilha acompanharam a visita de Bento XVI ao Brasil, apresentando entrevistas, curiosidades, flashes ao vivo, notícias do dia e shows.
Assim, em tempos de personalidades e empresas que recorrem ao judiciário para solicitar remoção de comentários contra elas em sites, e em que o comitê responsável pelos jogos Pan Americanos no Rio PROÍBE os atletas de escreverem na Internet (incusive em seus próprios blogs e fotologs) lá encontra-se a liberdade, tanto que , o site getafirstlife.com, que é uma paródia do SecondLife.com, foi autorizado pela empresa detentora original sem problemas e questionamentos .
Nos encontramos lá no Reveillon, eu riquíssimo na praia de Copacabana e você ... bom lá você escolhe o que quer ser; afinal é a sua segunda vida.

*articulista e conselheiro da Asnarf

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)