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Produtores goianos de leite conseguem novo comprador

Mapa Imprensa - 06 de fevereiro de 2004 - 06:59

A Cooperativa de Leite Itambé passou a receber, no Estado de Goiás, 40 mil litros de leite por dia dos produtores que antes forneciam para a Parmalat. A informação foi transmitida ontem ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, pelo presidente da empresa, José Pereira. “É difícil aumentar este volume por causa da área distante da captação. Além disso, nossa capacidade industrial está totalmente ocupada neste momento”.

Pereira informou que o ministro Rodrigues renovou o pedido para que a Itambé participasse mais ativamente no recebimento de leite dos fornecedores da Parmalat. “Vamos ajudar a salvar os produtores para não destruir a cadeia produtiva do leite, mas nós estamos fazendo o que está ao nosso alcance”. Para ele, é mais do que natural que outras empresas venham substituir o abastecimento feito pela Parmalat, principalmente de leite longa vida.

O presidente da Itambé disse que foram liberados hoje recursos da ordem de R$ 6 milhões para estocagem e 500 toneladas de leite em pó. Segundo ele, a demanda da cooperativa por EGF (Empréstimos do Governo Federal) é de R$ 18 milhões.

Emprego - Pereira Itambé comunicou também ao ministro que a cooperativa vai implantar uma nova unidade industrial, em Minas Gerais ou em Goiás. Com investimentos de R$ 180 milhões, a fábrica de leite em pó e leite condensado vai gerar de imediato 400 postos de trabalho. Trata-se de um projeto em que o BNDES participaria temporariamente com 30% do capital e no decorrer do funcionamento o banco sairia da sociedade.

Segundo Pereira, a Itambé é um das maiores indústrias de laticínios do país, primeira em capital nacional. A linha de produtos da empresa é composto por cerca de 150 itens. A cooperativa reúne hoje cerca de 7 mil fornecedores de leite nos estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. “Nossos produtos estão presentes em todo o território nacional e, em Minas Gerais, ocupamos o primeiro lugar na preferência dos consumidores”.





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