Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Produção do milho em MS pode bater todos os recordes

Eudete Petelinkar - 09 de junho de 2003 - 17:05

A expectativa para a 2º safra de 2003 é que a produção do milho bata todos os recordes em Mato Grosso do Sul. Os dados do IBGE apontam que a área plantada aumentou 53% em relação ao ano passado, com 560 mil hectares, e a colheita deve superar a safrinha anterior em pelo menos 147%, rendendo 1,825 milhão de toneladas.
Na safrinha de 2002 a área plantada foi de pouco mais de 365 mil hectares e o resultado foi a colheita de 739 mil toneladas, dando um rendimento de 2.307 mil quilos por hectare. Já na primeira safra deste ano foram colhidas 670 mil toneladas para uma área de 119 mil hectares
Para o assessor de agricultura da Famasul, Andersom Cesconetto, muitos fatores contribuíram para aumentar o interesse do produtor em plantar milho, entre eles a falta de sementes de trigo e aveia branca. "Mas o principal atrativo mesmo é devido ao preço de aquisição da semente de milho e o preço de mercado", destacou Cesconetto.
O excesso do produto provoca a queda dos preços, além disso não há armazéns suficiente para estocar o milho. Para Presidente da Famasul, Leo Brito, os armazéns funcionam como uma espécie de condicionante para a estabilização do preço, com armazém na fazenda o produtor pode guardar o milho e vender de acordo com a demanda de mercado, deixando de perder por causa do excesso de produção" ponderou Brito, lembrando que apenas 20% da produção do Estado é consumida internamente, os 80% restante não tem onde serem guardados, pois os armazéns do ainda estão com soja.

A previsão de uma safra de milho recorde já está mobilizando as autoridades do setor, em busca de alternativas; a colheita deve começar em 10 dias.



SIGA-NOS NO Google News